Imagem Padrão

Hospital de Clínicas comemora 57 anos com inauguração das novas instalações da Unidade Referenciada

07 agosto, 2018
13:42
Por
UFPR

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná festejou seus 57 anos com a inauguração das novas instalações da Unidade Referenciada no prédio do Anexo H. A Unidade atende pacientes em situações de urgência e emergência que já estejam em consulta ambulatorial ou internados no Complexo do Hospital de Clínicas (CHC) nos últimos 30 dias a contar da data em que tiveram alta hospitalar.

O Grupo de MPB da UFPR, sob regência do maestro Vicente Ribeiro, levou música à festa que aconteceu nesta terça-feira (7). Durante a solenidade, também houve a entrega de certificados de homenagem a pessoas e instituições que constantemente apoiam o CHC com doações de equipamentos, insumos e instrumentos, cruciais para o atendimento dos milhares de pacientes atendidos.

Em discurso durante a cerimônia, a superintendente do CHC, Claudete Reggiani, lembrou que o novo planejamento estratégico a ser desenvolvido entre 2019 e 2021 está sendo traçado, buscando a sustentabilidade de cada unidade, integralidade de assistência multiprofissional e melhoria de integração entre ensino, assistência e pesquisa. “Estamos inovando em várias áreas, implantando a alta hospital – inédita no Brasil -, por meio da qual os pacientes já saem do CHC ligados integralmente com a rede de saúde, e o laboratório de transição, para saída gradual de pacientes que criaram vínculo com este hospital, mas que agora têm condições de voltar para a rede básica de saúde. Somos referência em muitas áreas complexas, reconhecemos nosso papel e queremos continuar melhorando os serviços”.

Claudete destacou que os quatro mil agentes públicos que trabalham na instituição tornam o CHC o maior hospital público do Paraná e fazem com que a instituição seja uma casa que recebe alunos para a formação e acolhe pessoas em seus momentos mais difíceis, quando estão buscando a melhoria da saúde. Atualmente, o CHC atende 35 mil consultas especializadas, realiza 200 mil procedimentos diagnósticos e cerca de 2500 internamentos clínicos e cirúrgicos por mês.

A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, disse que em momentos de crise – como o atual -, é a união a responsável por dar força e, por isso, as parcerias com município e estado são tão importantes. “Temos que ter mais alegria, força e coragem, pois dessa forma é que juntos venceremos todos os obstáculos e, com certeza, teremos um futuro brilhante”.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Associação Amigos do HC, Pedro de Paula Filho; a secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Cecilia Huçulak; o secretário estadual de saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber de Melo Morais.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]