ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC inicia atividades do Banco de Sangue do Cordão Umbilical

Curitiba ganha o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical
Curitiba ganha o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical

Foram iniciadas, na manhã desta terça-feira (20) as atividades do Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A solenidade em comemoração ao evento contou com a presença do vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; da diretora geral do HC, Heda Amarante; da diretora da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, Solange Borba Gildemeister; do diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbah; da secretária municipal de Saúde de Curitiba, Eliane Regina da Veiga Chomatas; do diretor geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Luiz Antonio Santini; do superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz; do chefe do Serviço de Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário do HC, Giorgio Roberto Baldanzi; do pesquisador da UFPR e médico que coordenou o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HC, desde o início de suas atividades, em 1979, Ricardo Pasquini; além de colaboradores e pacientes do Hospital.

O chefe do BSCUP do Hospital de Clínicas da UFPR, Giorgio Roberto Baldanzi, considera que um grande compromisso está sendo assumido. “Não vamos decepcionar àqueles que apostam neste projeto”, disse. Jorge Alexandre Cruz, superintendente da Fundação do Câncer, comentou estar emocionado por presenciar esse momento de início das atividades do BSCUP. “O sucesso desse projeto se deve ao modelo de parceria adotado”, completou, referindo-se ao apoio da rede BrasilCord, do INCA, da Fundação do Câncer e do BNDES. O diretor geral do INCA, Luiz Antonio Santini, prestou uma pequena homenagem a Ricardo Pasquini, pioneiro da América Latina no transplante de medula óssea, que foi muito aplaudido pelos presentes. Além disso, Santini comentou sobre a possibilidade de o Instituto Nacional do Câncer auxiliar o HC na aquisição de equipamentos para radioterapia. “Assim, estaríamos dando um maior suporte não só para o Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário do Hospital, mas também ao atendimento das pessoas com câncer, de uma forma geral”, explicou.

Heda Amarante, diretora geral do HC, agradeceu a todos os envolvidos com o projeto do BSCUP. “Agradeço a todos vocês por nos ajudarem a fazer com que esse Banco se concretizasse”, disse. O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, agradeceu a todos pelo presente, pois a Universidade completou 99 anos e iniciou suas comemorações do centenário no dia 19 de dezembro. Ele concluiu afirmando que o momento é porpício, pois “é Natal, data que se comemora a vida”. Por fim, foram descerradas as placas de agradecimento e que marcam o início das atividades do Banco de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário do HC da UFPR.

Assessoria de Imprensa do HC

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...