logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC festeja 54 anos entregando obras físicas do Serviço de Clínica Cirúrgica

O Hospital de Clínicas da UFPR festejou seus 54 anos, hoje (dia 6), em grande estilo: entregando as obras físicas das futuras instalações do Serviço de Clínica Cirúrgica. O 7º andar do hospital foi totalmente reformado para acolher a nova estrutura, que unificará os serviços de cirurgias geral e digestiva e será inaugurado oficialmente em data ainda indefinida.

As obras entregues hoje (com 368,7 metros quadrados) receberam investimentos de R$ 420 mil da Universidade Federal do Paraná. O custo é 30% inferior ao de mercado. Foram construídos dois quartos para pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico da obesidade mórbida e ouros dois para isolamento de pacientes cirúrgicos com infecções graves. Também foram reformadas as salas de suporte nutricional e de reunião clínica e, ainda, o posto de enfermagem.

Na prática, o novo serviço garantirá mais eficácia e, o que é mais importante, melhorias significativas no atendimento aos pacientes, segundo explicou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Ele entregou as obras junto com o presidente da Ebserh, Newton Lima Neto; o superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Flávio Tomasich; e a diretora do Setor de Saúde da UFPR, Claudete Reggiani.

“HC orgulha o Paraná”

Zaki Akel Sobrinho disse que o Hospital de Clínicas chega aos 54 anos orgulhando o Paraná. “O HC passou por momentos difíceis, mas tenho a certeza que sua equipe, junto com a Ebserh, conseguirá concretizar cada vez mais seu compromisso com a saúde pública de qualidade no Brasil”, comentou o reitor, que destacou também o fato de o hospital ser “espaço privilegiado” para a formação de profissionais.

Ele disse ainda que o compromisso da sua gestão é oferecer as condições necessárias para garantir que o HC melhore a cada dia. “O Brasil passa por uma grave crise, mas não podemos esmorecer. Temos que ser fortes e propor soluções para o país e para a saúde. Para isso, temos que trabalhar muito. É o que estamos fazendo”, afirmou, ao lado de Flávio Tomasich. “As obras entregues hoje mostram que estamos melhorando a cada dia”, comentou o superintendente.

O presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, lembrou que o Serviço de Clínica Cirúrgica se somará ao contingente de novos colaboradores que serão incorporados ao HC ainda neste ano, resultado do concurso público promovido pela empresa. “Será uma enorme força de trabalho que ajudará o HC a reabrir leitos e serviços, melhorando a qualidade do seu atendimento à população. Serão cerca de 300 vagas, que ainda não foram homologadas.

 

Por Aurélio Munhoz

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...