

O Hospital de Clínicas da UFPR continua isento do pagamento das taxas de água e luz. O acordo foi fechado em uma reunião entre o governador Beto Richa, o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari e a diretora geral do HC, Heda Amarante. O custeio dessas taxas será assumido pela Secretaria Estadual de Saúde.
Esta situação é prevista na Lei Estadual nº 11722, de 20/05/1997, que dispõe que o Poder Executivo do Estado custeará as taxas de consumo de energia elétrica e de água para hospitais universitários públicos ou Hospital de Clínicas mantidos por Instituições Públicas de Ensino Superior. Para se habilitar a estes benefícios, estas instituições deverão dispor de um mínimo de 70% de leitos de Sistema Único de Saúde (SUS). No caso do HC/UFPR, 100% dos leitos são destinados ao SUS.
O custo do HC com energia elétrica, água e esgotamento sanitário representa em torno de R$ 227 mil por mês. A isenção destas taxas possibilitará que o HC destine este recurso para seu custeio, incluindo compra de insumos, medicamentos e materiais hospitalares. Segundo a diretora Heda, “”os recursos necessários para pagar essas despesas teriam que ser retirados dos recursos SUS, os quais são especialmente pagos para custeio do tratamento dos doentes. Com a manutenção do pagamento pelo Estado do Paraná, os pacientes são diretamente beneficiados”.