

Uma solenidade que contou com a participação de diretores, médicos, enfermeiros e funcionários marcou na segunda-feira (05) os 52 anos do Hospital de Clínicas da UFPR, o maior hospital público do Paraná, que realiza 96 mil atendimentos por mês. Além do reitor Zaki Akel Sobrinho, vice-reitor Rogério Mulinari e o diretor do HC Flávio Tomasich, a cerimônia contou ainda com a participação do senador Sérgio Souza.
Sob a regência do maestro Leocádio Fernandez, a Banda Lyra animou o evento que teve ainda uma benção do capelão do HC, padre Ramiro Pastore. Em seguida, o diretor geral do HC falou das dificuldades enfrentadas pelo Hospital desde o início de sua história até os dias de hoje. O senador Sérgio Souza fez uma reflexão do atual momento no Brasil e disse que o grande problema do País, hoje, está na burocracia e na corrupção. Para o senador, o hospital nunca se furtou de oferecer qualidade de vida aos seus pacientes e à comunidade em geral.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, citou a importância que o apoio da bancada paranaense tem para o HC e para a Universidade. Sem esquecer das dificuldades, “vamos olhar para frente com otimismo, deixando de lado as preocupações. Trabalhar cada dia com mais paixão pela nossa Universidade e pelo nosso Hospital, porque unidos somos capazes de vencer qualquer desafio”. Houve também para sua comunidade a distribuição de bolo.
Alguns números ─ O Hospital de Clínicas conta com 3.518 funcionários, incluindo os médicos. Por mês são realizadas, em média, 1.237 internações e 630 cirurgias. Hoje são 467 leitos ativos.



