

Alunos de todos os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFPR compareceram nesta terça-feira (02), à 4ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, para uma palestra com o coordenador geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior Sesu/MEC, Thúlio de Andrade Novais Dantas, no prédio de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico.
Segundo o coordenador, o objetivo da palestra foi mostrar a importância do grupo para a Universidade, assim como dados dos PETs da UFPR e os desafios encontrados. “O grupo PET atua na qualidade dos cursos de graduação, e possui um espaço privilegiado na pesquisa, no ensino e na extensão”, comenta. Justamente por isso, o PET não montou um estande próprio durante a Semana, estando presente nas três áreas das exposições.
Para o coordenador de Políticas de Acesso e Permanência da UFPR, Robson Bolzon, a inserção dos grupos nos cursos, além de aperfeiçoar o desempenho acadêmico do aluno, ajuda no combate à evasão e retenção na universidade.
O surgimento dos grupos foi em 1983, e hoje a UFPR já abrange 22 cursos ─ sendo uma das universidades com mais grupos de Educação Tutorial no país. A comunidade petiana formada por alunos e professores tutores conta atualmente com 291 participantes.
Centenário da UFPR
A Siepe disponibiliza até sexta-feira (05) uma exposição dos 100 anos da UFPR. A mostra é aberta ao público e fica no hall em frente ao auditório.
No dia 04, será realizada a palestra “Trajetória histórica da UFPR, 1912-2012”, ministrada pela professora Márcia Dalledone Siqueira, também no auditório do prédio de Sociais Aplicadas.
Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.