logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo Rosa Armorial lança CD em show no Festival de Inverno da UFPR

Cultura popular nordestina inspira trabalho do grupo - Foto: Marcos Solivan


No palco, o triângulo, um dos principais instrumentos do baião, uma viola caipira, muito utilizada nas rodas de fandango, mas também o violoncelo e o violino, instrumentos que fazem parte da formação de uma orquestra. E também havia flauta e outros instrumentos de percussão. Este foi o encontro entre o erudito e o popular realizado pelo grupo Rosa Armorial, que se apresentou na Igreja São Benedito, na segunda-feira (15).

O show comemorava o lançamento do CD do grupo e animou o terceiro dia do Festival de Inverno da UFPR. O espetáculo apresentou algumas músicas do primeiro CD do Rosa Armorial, que traz composições de Antônio Madureira, Guerra-Peixe e dos integrantes do próprio grupo. Além das músicas instrumentais, o show apresentou momentos para as declamações de versos de cordéis.

O Rosa Armorial é um grupo de câmara de Curitiba, que mistura a música armorial com elementos da cultura popular paranaense. A ideia é valorizar a cultural nacional. O grupo é formado por Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Du Gomide (viola caipira), Bruna Buschle (baixo), Gabriela Bruel (percussão), Denis Mariano (percussão) e Rafael Scherk (violoncelo).

Espetáculo marca lançamento do CD do Rosa Armorial - Foto: Marcos Solivan


A música armorial e um gênero erudito inspirado nos elementos da cultura popular nordestina. O movimento armorial foi oficializado em 1970 e também engloba literatura, artes plásticas e arquitetura. O grande incentivador do movimento foi o escritor Ariano Suassuna.

Esta foi a primeira vez que o Rosa Armorial se apresentou no Festival de Inverno da UFPR. Para os integrantes do grupo, lançar o CD no Festival foi um presente. “Para nós, é muito importante lançar um CD que tanto tem de cultura popular dentro de um Festival que também procura incentivar e promover a cultura”, comenta Carla Zago, flautista do grupo.

Por Letícia França (especial de Antonina)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...