Grupo de MPB da UFPR apresenta espetáculo que comemora os 50 anos da Tropicália

16 novembro, 2017
17:55
Por
0
Extensão e Cultura

Uma nova forma de compreender a música brasileira surgiu em 1967 e ficou conhecida como Tropicália. Há 50 anos, as inovações estéticas das músicas “Alegria, Alegria” e “Domingo no parque”, interpretadas respectivamente por Caetano Veloso e Gilberto Gil, marcaram a história da música do país.

Para comemorar o cinquentenário desse movimento artístico, o Grupo de MPB da UFPR apresenta nesta semana (de 16 a 19 de novembro) o espetáculo “É preciso estar atento e forte”, no Teatro da Reitoria, em Curitiba.

Serão apresentadas composições da Tropicália, mas o espetáculo também passeia por outros momentos da história musical brasileira. As produções da década de 60, como a Bossa Nova e a Jovem Guarda, também têm seu espaço no palco, assim como as músicas brasileiras compostas depois da Tropicália, que herdaram elementos do movimento.

Grupo apresentou músicas do espetáculo na abertura da 4ª edição do UFPR Pensando o Brasil. Foto: Samira Chami Neves/Sucom, 17/10/2017

A mistura de elementos tradicionais e modernos, nacionais e estrangeiros, representaram uma inovação que chegou acompanhada da proposta de liberdade estética da música. Dessa forma, “liberdade” dá o tom ao show do Grupo de MPB da UFPR em uma apresentação que une a formação coral com elementos cênicos.

O espetáculo terá entrada gratuita e tem direção musical de Cainã Alves e direção cênica de Léo Moita. A diretora de produção é Maithê Lima.

Em outubro, o grupo abriu a quarta edição do ciclo de debates UFPR Pensando o Brasil com uma amostra das músicas que estarão no espetáculo. Confira no vídeo abaixo:

Sobre o Grupo de MPB da UFPR

Ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o Grupo de MPB da UFPR é considerado um dos primeiros coros cênicos de Curitiba. Surgiu em 1994, depois que integrantes do coro erudito manifestaram a vontade de cantar música popular brasileira. Em 23 anos, o grupo já produziu mais de 40 espetáculos.

A proposta é movimentar a cultura local e democratizar o acesso à produção artística curitibana para todos os públicos. O Grupo de MPB da UFPR tem uma linguagem própria: é um coro cênico que apresenta as canções unindo o canto com elementos teatrais.

SERVIÇO
Espetáculo “É preciso estar atento e forte” – 50 anos de Tropicália
Datas: 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2017
Local: Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299, Centro).
Horários: 20h30 (de quinta a sábado) e 19h (domingo)
Classificação: 14 anos

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]