Uma nova forma de compreender a música brasileira surgiu em 1967 e ficou conhecida como Tropicália. Há 50 anos, as inovações estéticas das músicas “Alegria, Alegria” e “Domingo no parque”, interpretadas respectivamente por Caetano Veloso e Gilberto Gil, marcaram a história da música do país.
Para comemorar o cinquentenário desse movimento artístico, o Grupo de MPB da UFPR apresenta nesta semana (de 16 a 19 de novembro) o espetáculo “É preciso estar atento e forte”, no Teatro da Reitoria, em Curitiba.
Serão apresentadas composições da Tropicália, mas o espetáculo também passeia por outros momentos da história musical brasileira. As produções da década de 60, como a Bossa Nova e a Jovem Guarda, também têm seu espaço no palco, assim como as músicas brasileiras compostas depois da Tropicália, que herdaram elementos do movimento.


A mistura de elementos tradicionais e modernos, nacionais e estrangeiros, representaram uma inovação que chegou acompanhada da proposta de liberdade estética da música. Dessa forma, “liberdade” dá o tom ao show do Grupo de MPB da UFPR em uma apresentação que une a formação coral com elementos cênicos.
O espetáculo terá entrada gratuita e tem direção musical de Cainã Alves e direção cênica de Léo Moita. A diretora de produção é Maithê Lima.
Em outubro, o grupo abriu a quarta edição do ciclo de debates UFPR Pensando o Brasil com uma amostra das músicas que estarão no espetáculo. Confira no vídeo abaixo:
Sobre o Grupo de MPB da UFPR
Ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o Grupo de MPB da UFPR é considerado um dos primeiros coros cênicos de Curitiba. Surgiu em 1994, depois que integrantes do coro erudito manifestaram a vontade de cantar música popular brasileira. Em 23 anos, o grupo já produziu mais de 40 espetáculos.
A proposta é movimentar a cultura local e democratizar o acesso à produção artística curitibana para todos os públicos. O Grupo de MPB da UFPR tem uma linguagem própria: é um coro cênico que apresenta as canções unindo o canto com elementos teatrais.
SERVIÇO
Espetáculo “É preciso estar atento e forte” – 50 anos de Tropicália
Datas: 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2017
Local: Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299, Centro).
Horários: 20h30 (de quinta a sábado) e 19h (domingo)
Classificação: 14 anos