O Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná realizou, pela primeira vez, dois lançamentos de minifoguetes fora do estado do Paraná. A apresentação aconteceu no dia 7 de novembro em Barra do Piraí (Rio de Janeiro) e representou, além do grupo, a Equipe Gralha Azul – união do GFCS com os grupos de foguetes da Universidade Positivo de Curitiba, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Francisco Beltrão e Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) de São José dos Campos (SP).


O objetivo dos lançamentos era atingir 300 metros de altura na primeira competição de minifoguetes da Mostra Brasileira de Foguetes 2018 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Das 21 equipes inscritas na competição, 13 lançaram seus minifoguetes e 8 conseguiram o registro da trajetória destes, que é a base para classificar os resultados.
O GFCS alcançou a primeira colocação com o minifoguete Netuno-F/Paraná-XVI/v2, que atingiu 288 metros de altura, e a terceira com o Netuno-F/Paraná-XVII, que chegou a 269 metros de altura. Participaram do evento o professor Carlos Henrique Marchi e os doutorandos Antonio Carlos Foltran e Thiago Lopes Quevedo.