Grupo da UFPR reunirá pesquisas sobre cidades inteligentes

21 fevereiro, 2018
18:29
Por Leonardo Bettinelli
0
Ciência e Tecnologia

Professores debatem criação de grupo sobre Smart Cities.
Foto: Samira Chami Neves

Economia circular, carros autômatos, cidades educadoras e mobilidade urbana. Esses são alguns dos exemplos de pesquisas desenvolvidas em diversos departamentos e programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná relacionadas à temática das cidades inteligentes, ou smart cities.

Com objetivo de reunir tais pesquisas e integrar as atividades, a vice-reitoria da UFPR, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está criando um grupo específico sobre o tema. “Há muitas contribuições na instituição dentro do projeto de Smart Cities. A ideia é reunir pesquisadores que estão trabalhando com o tema para construirmos atividades integrativas”, explica o pró-reitor Francisco de Assis Mendonça.

Nesta quarta-feira (21), mais de 30 professores se reuniram para definição de objetivos e planejamento de ações. Entre os inscritos para participação no grupo, há representantes de 39 departamentos da instituição, que trabalham em 42 temas relacionados a Smart Cities.

“Temos um grupo de excelência na UFPR que pesquisa o tema. Por isso, queremos nos unir e montar estratégias, em termos de futuro, para que a UFPR se torne referência na área”, destaca a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Maria do Carmo Duarte Freitas.

O professor Ricardo Mendes Junior, do departamento de Engenharia de Produção conta que a iniciativa surgiu com a participação da UFPR na programação do Smart City Expo Curitiba – evento que acontece pela primeira vez nos dias 28 de fevereiro e 01 de março.

“Durante a reunião sobre o Smart City Expo surgiu a ideia de criação do grupo de pesquisas com temas afins em Smart Cities. Há múltiplas visões e recursos para ações institucionais”, diz Ricardo.

Mariano Macedo, do Programa de pós-graduação em Planejamento Urbano, está entre os professores interessados na criação do grupo. “Acho muito relevante o grupo. Haverá um canal de interlocução com iniciativas de outras instituições de ensino e pesquisa, segmentos empresariais e governamentais relacionados à temática de cidades inteligentes”, avalia.

A proposta inicial do grupo é promover a colaboração entre pesquisadores para buscar novos projetos com cidades e agências nacionais e internacionais.

“O século XXI no Brasil será o século das cidades, em que conseguiremos simultaneamente promover o crescimento econômico, com desenvolvimento e qualidade. Ao mesmo tempo, vamos fomentar o processo de inovação tecnológica e o progresso tecnológico”, destaca o professor do departamento de economia, João Basílio.

Os professores voltarão a se reunir no próximo mês para definição de novas ações. “Temos a expectativa de trabalhar juntos, como UFPR, e conhecer outros trabalhos para fortalecimento dessa rede”, conclui Maria do Carmo.

Primeira reunião de criação do grupo Smart Cities da UFPR.
Foto: Samira Chami Neves

 

Smart City Expo Curitiba

O Smart City Expo Curitiba é um evento chancelado pela Fira Barcelona – consórcio público espanhol. A primeira edição no Brasil é organizada pela empresa iCities, com apoio de vários parceiros.

Professores da UFPR que já realizam pesquisas ligadas ao tema das cidades inteligentes vão apresentar suas experiências em um painel. A programação abordará o tema “Importância da Gestão da Informação em Projetos de Smart Cities”.

A atividade da UFPR ocorrerá na área gratuita do evento (exposição), dentro do espaço do Vale do Pinhão – iniciativa da Prefeitura, vinculada à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que fortalece startups e projetos.

 

Serviço:

Smart City Expo Curitiba

Local – Expo Renault, localizado no Parque Barigui

Data – dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2018

Inscrições pelo site smartcityexpocuritiba.com. O passaporte para congressistas custa R$ 1.200, até o dia 27 de fevereiro, professores e estudantes pagam meia entrada.
A entrada para a área de exposição é gratuita, mas também é necessário realizar o credenciamento na página do evento.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]