Com o intuito de reunir pesquisadores, movimentos sociais e a comunidade em geral para discutir e construir uma agenda conjunta de pesquisas e ações de articulação social, o Coletivo de Estudos Sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (Enconttra) da Universidade Federal do Paraná promove o VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Singa 2017) e o IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária, que acontecerão simultaneamente em Curitiba, entre os dias 1º e 5 de novembro.
O Singa 2017 vai abordar temas como agroecologia, educação no campo, feminismo comunitário, povos e comunidades, impacto de grandes empreendimentos de infraestrutura, lutas por terras e territórios, de maneira a dar visibilidade e promover o debate sobre as resistências que constroem redes de mobilização social em toda a América Latina.
A organização do evento quer propor conversar, aproximar e construir múltiplas redes de mobilização social que estão sendo tecidas por toda a América Latina acerca dessas distintas e convergentes temáticas. A programação do simpósio inclui mesas redondas, apresentações de trabalhos de campo e grupos de trabalho. O Singa 2017 também irá realizar o Singa na Rua, uma aula pública no centro de Curitiba, aberta para a população, que acontecerá no sábado, 4 de novembro, nas escadarias do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, pela manhã.
As inscrições de ouvintes podem ser realizadas no site do VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (http://www.singa2017.com.br/).
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]