“Grande Circo Trapizonga” traz marionetes e alegria para a praça no Festival de Inverno

20 julho, 2018
14:06
Por
0
Extensão e Cultura

O sexto dia do Festival de Inverno contou com uma participação especial: a peça “Grande Circo Trapizonga”, que trouxe uma família rural de marionetes e arrancou muitas risadas do público nesta quinta-feira (19), na praça Coronel Macedo.

Crianças e familiares lotaram o espaço para conferir a história de Pereirinha da Silva, Polaca da Silva e o filho do casal, Lambari da Silva, que sonha em ser artista de circo. O menino acorda e dorme pensando no que tanto almeja, e as peripécias do garoto junto com o pensamento divertido dos pais conquistaram a plateia.

O pequeno Iago, de 9 anos, ficou maravilhado com o espetáculo: “A parte que eu mais gostei foi quando o boi apareceu [se referindo ao Boi Bumbá] e o circo”, conta animado.

O teatro explora o tema rural, o famoso ditado “domingo pede cachimbo” e os costumes da população do sítio que ‘proseia’ com o compadre em seu dia de descanso, trazendo um novo cenário para o público.

A peça, os personagens e a cia. de teatro foram idealizados por Cauê Perrota.  Há 40 anos, ele criou o seu teatro de marionetes de maneira itinerante e saltimbanca, a fim de levar arte e cultura para pequenas cidades e regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

O marionetista já é personagem conhecido no Festival. Cauê participou das primeiras edições do evento e atuou como oficineiro e ator. Para ele, é uma emoção estar de volta. “O Festival é como um presente para Antonina diante da grande disseminação cultural que o projeto traz”, finaliza Perrota.

Larissa Nicolosi, com supervisão de Aline França

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]