Governo do Paraná cede uso de terreno do Campus Litoral à UFPR por 20 anos

30 setembro, 2014
18:10
Por
0
UFPR

A cessão do terreno pelo Governo do Estado vai intensificar o trabalho da UFPR no desenvolvimento do Litoral do Estado. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

O governador em exercício do Paraná, Flávio Arns, e o reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, assinaram hoje (dia 30), em Curitiba, Termo de Cessão e Uso do Setor Litoral da Universidade por vinte anos. O termo possibilitará à UFPR, com o apoio do Governo Federal, intensificar seu trabalho de implantação de benfeitorias e a realização e obras no Setor Litoral, que existe há dez anos e tem exercido papel essencial no desenvolvimento de todos os municípios da região. O terreno cedido pelo governo tem 16.220 metros quadrados de área total e está sediado em Matinhos.

Zaki Akel disse que a assinatura do termo – aprovado pela Assembleia Legislativa –  é um “momento histórico para a UFPR” e tem grande importância no aprimoramento do trabalho que a Universidade já desenvolve no Litoral, que o reitor considera um grande complexo de desenvolvimento do Paraná. “É isso o que se espera da UFPR. Teremos muito a retribuir ao Estado. Nossa gratidão será feita com muito trabalho e dedicação. Agora, vamos buscar parcerias com o Governo Federal para a expansão do local. Estaremos juntos para fazer uma ocupação otimizada da área para atender cada vez mais e melhor ao povo do Paraná”, comentou o reitor.

O governador Flavio Arns destacou o papel da UFPR para o crescimento da região, sobretudo no campo do desenvolvimento sustentável e no setor ambiental. “Nós somos muito gratos à UFPR. Passar o imóvel à Universidade era o mínimo que poderíamos fazer. O prédio era do Estado, mas a UFPR não podia realizar reformas lá. Desejamos que continue a exercer seu importante papel, auxiliando-nos na elaboração de um planejamento de desenvolvimento sustentável da região”, comentou.

Reconhecimento

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, também fez um agradecimento ao Governo do Estado pela cessão. “Acredito que esta oportunidade é histórica pelo fato de a UFPR receber o reconhecimento da maturidade do projeto que desenvolvemos no Litoral”, comentou. Posição semelhante foi sustentada pelo diretor em exercício do Setor Litoral, professor Renato Bochicchio.  “Estamos lá para desenvolver a região pela Educação. Estamos prontos para as mudanças, junto com a comunidade do Litoral”, disse.

Além de Arns e Zaki, assinaram o documento a secretária estadual da administração, Dinorah Portugal Nogara; o secretário estadual em exercício de Ciência e Tecnologia, Sergio de Jesus Vieira; e o diretor em exercício do Setor Litoral, professor Renato Bochicchio. No mesmo ato, Zaki Akel Sobrinho e Flavio Arns assinaram compromisso de manutenção da parceria da UFPR com a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) para a cessão do uso do imóvel da Universidade ao curso de Pedagogia.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]