logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Governo amplia recursos do HospSUS ao Complexo HC

Zaki, com Caputo: mais recursos para o Complexo HC. Imagem: Agência Estadual de Notícias
Zaki, com Caputo: mais recursos para o Complexo HC. Imagem: Agência Estadual de Notícias

O Governo do Paraná vai ampliar o apoio ao Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do programa de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do Estado – o HospSUS. A novidade é o repasse de R$ 340 mil por mês à instituição, auxiliando nas despesas de custeio e manutenção dos serviços.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, destacou que os recursos extras serão essenciais para sanar problemas por conta da atual crise financeira. “Enfrentamentos uma crise de abastecimento, com falta de insumos nas duas unidades. Por isso, estamos buscando parcerias e lutando para solucionar essas questões o mais rápido possível”, ressaltou Zaki, na reunião com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, na qual foram acertados os detalhes da parceria.

Apoio ao HC

O processo tramitará com urgência, tendo em vista a situação crítica em que o Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral se encontram. Também participaram da reunião o superintendente do HC, Flávio Daniel Aaavedra Tomasich; e o presidente da Associação dos Amigos do HC, Euclides Scalco.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, trata-se de mais uma ajuda do Estado neste amplo processo de reestruturação pela qual passa a unidade. “O que queremos é que o Hospital de Clínicas  amplie sua capacidade de atendimento. O HC tem potencial para ser um dos principais hospitais do País”, ressaltou.

Referência nacional

O serviço é referência para o atendimento de urgência e emergência, recebendo vítimas de acidentes de trânsito, violência e outros traumas. Além disso, o hospital integra a Rede Mãe Paranaense, com a assistência integral a gestações de alto risco.
O HC também se destaca na área de especialidades. Diariamente, pacientes de todo o Estado são encaminhados ao hospital para a realização de consultas, exames e tratamento especializado. “Temos que valorizar a importância desta unidade para a rede pública de saúde. Nosso objetivo é fortalecer a estrutura e aumentar a oferta de serviços para que ainda mais pessoas sejam atendidas”, explicou o secretário. (Fonte: AEnotícias)

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...