Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tendo feito doutorado na mesma instituição, a professora e pesquisadora Glaci Zancan dedicou toda sua vida à UFPR. Em toda a sua vida acadêmica dedicou-se às aulas na graduação, às pesquisa e a orientação de pesquisas na Pós-Graduação. Para ela, a homenagem prestada “é uma lembrança porque fui professora a vida toda. É tudo o que sei fazer e fico feliz por esse reconhecimento”
Durante muitos anos a professora, que não se casou, nem teve filhos, também atuou na SBPC – Sociedade Brasileira para Desenvolvimento da Ciência. Foram vários anos no Conselho da instituição, depois quatro anos na vice presidência e mais quatro na presidência da entidade que congrega pesquisadores de todo País, a nata da ciência no Brasil. Além da SBPC, ela também foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, coordernadora da Escola Brasileiro-Argentina de Biotecnologia e membro de diversos conselhos científicos.
Na UFPR – Além dessa atuação nacional, Glaci Zancan foi coordenadora da Pós-Graduação em Bioquímica e Chefe do Departamento de Bioquímica. De acordo com o professor Mário de Oliveira Branco Filho, relator do parecer que aprovou o título para a professora Glaci, “sua vida é um exemplo de dedicação à UFPR ao pesquisa e ao saber”.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]