logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Fórum Estadual de Educação” foi instalado oficialmente na UFPR nesta quinta-feira (28)

"Fórum Estadual de Educação"
Fórum Estadual de Educação&quot - Foto: Leonardo Bettinelli

O vice-governador e secretário da Educação do Paraná, Flávio Arns, abriu oficialmente na UFPR, manhã desta quinta-feira (28), o “Fórum Estadual de Educação”. Participaram da cerimônia de abertura o reitor Zaki Akel Sobrinho; o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Oscar Alves; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP -Sindicato), professora Marlei Fernandes de Carvalho e o deputado federal (PT) Ângelo Vanhoni.

Abrindo as atividades do evento, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou a abertura do fórum como sendo um momento marcante e histórico. “Estamos construindo o espaço da Educação em conjunto. É uma janela de oportunidades na qual todos temos que fazer a nossa parte”, evidenciou. Segundo ele, esta é a hora de trazer a Educação para uma discussão nacional. A diversidade de parcerias mostra também que podemos avançar neste grande desafio: “realizar um fórum que seja de todos nós para termos um produto final de orgulho e transformação da Educação no Paraná”, refletiu o reitor. Para isso, disponibilizou os setores afins da UFPR como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Setor de Educação. “Precisamos trabalhar para converter a área educativa numa carreira atraente, bem recompensada e reconhecida pela sociedade”, refletiu o reitor.

Abertura oficial do "Fórum Estadual de Educação"
Abertura oficial do Fórum Estadual de Educação - Foto: Leonardo Bettinelli

Representação ─ “O Fórum Estadual de Educação está reunindo um grande conjunto de entidades de representação estadual na área em preparação para o Fórum Nacional de Educação (Conae), previsto para o início de 2014”, destacou, o vice-governador e secretário da Educação, professor Flávio Arns. Segundo ele, um dos objetivos do encontro é também contribuir para a elaboração dos fóruns municipais e intermunicipais. “Na verdade, a partir desta data, a discussão assume caráter permanente para todos que tenham ligação com o segmento. O que nos une é a busca para que a Educação tenha um papel de destaque, representatividade e qualidade na sociedade”, ressaltou o vice-governador.

Permanência ─ A diretora do Setor de Educação da UFPR, professora Andrea Caldas, compartilhou a ideia de que a discussão será permanente com a finalidade de acompanhar as políticas públicas do setor. Desta forma a “discussão abraçará toda a sociedade civil, as instituições de ensino públicas e privadas e as demais entidades ligadas à área”. Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Oscar Alves, é o “momento de lavarmos adiante a missão de conseguirmos que todos os segmentos da sociedade se envolvam”. Ainda a presidente do APP – Sindicato Marlei Fernandes de Carvalho disse que “a instalação oficial do fórum poderá trazer grandes avanços para o país com vistas a uma Educação pública de qualidade para todos”.

Mudança ─ Já o deputado federal Ângelo Vanhoni considerou que há uma mudança de conceito do papel do estado em relação à Educação: “graças ao esforço da sociedade que luta para que, como dever do estado, o sistema educacional seja ofertado para todas as crianças.” Nesse sentido, a sociedade cobra ainda que a Educação tenha um padrão de qualidade mínima que garanta a cidadania para todos.

Presente ao encontro, o pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Ludoviko dos Santos achou importante a participação do secretário da Educação enquanto coordenador do fórum. Em segundo lugar, o professor disse também que a partir de agora a discussão será organizada para a articulação de ações no estado e no país. Sobre a instalação oficial do fórum, “todos os órgãos públicos, autarquias, entidades de classe e movimentos sociais poderão se unir em prol de políticas públicas compatíveis para uma Educação de qualidade extensiva a todos indiscriminadamente”, lembrou a assessora pedagógica da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes/PR) Elizabete de Oliveira Carnaval. Mais de 50 representantes de associações, conselhos, federações, institutos, movimentos sociais, departamentos e universidades estiveram presentes à cerimônia desta manhã, totalizando aproximadamente 100 pessoas.

pt_BRPortuguese