Fórum da Verdade lança site e anuncia grupo de trabalho

22 maio, 2012
19:21
Por jandaiadosul
0
Extensão e Cultura

Solenidade de lançamento do portal do Fórum da Verdade - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Na noite de segunda-feira (21) foi realizada a solenidade de lançamento do portal do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça e da constituição do grupo de trabalho que elaborará a proposta para a constituição do Observatório de Direitos Humanos. O evento ocorreu no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná.

Na mesa diretiva estavam o reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho; o procurador de justiça do Ministério Público do Paraná, Dr. Olympio de Sá Sotto Maior; o coordenador dos direitos pela cidadania da Secretaria de Justiça e coordenador do programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, professor José Antônio Peres Gediel; a presidente da APP Sindicato, professora Merlei Fernandes de Carvalho e o deputado Estadual Tadeu Veneri.

O portal é uma extensão do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, instalado no último dia 12 de abril numa articulação de 42 entidades (hoje, 43) para investigar os casos de violações de direitos humanos que ocorreram entre 1946 e 1988. Ele traz notícias sobre as atividades do Fórum, matérias publicadas pela imprensa, fotos, vídeos, textos, artigos, além de links de todas as 43 entidades participantes. O jornalista e membro da coordenação do Fórum, Roberto Elias Salomão, fez o lançamento oficial do portal após seu pronunciamento.

“O site, que vai ser um grande instrumento de mobilização social”, comentou o reitor Zaki Akel Sobrinho, como também deixou claro que a solenidade desta noite não foi apenas um evento de lançamento, mas também uma reunião de trabalho. “Será criado um observatório de direitos humanos a partir do observatório da nossa universidade. Também haverá a interiorização deste trabalho. Queremos levar este debate a outras regiões do Estado do Paraná usando a capilarização de várias entidades”, completou.

Lançamento do portal do Fórum da Verdade - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Após o lançamento do site, foi divulgada a composição do grupo de trabalho que elaborará a proposta para a constituição do Observatório de Direitos Humanos. O grupo é formado pelos já citados professor José Antônio Peres Gediel e Dr. Olympio de Sá Sotto Maior, além do professor Leandro Gordorski, professora Vera Karan, professor Pedro Bode (estes, pela UFPR), Fábio Bruzamolin Lourenço (procurador de justiça pelo Ministério Público do Paraná), Sérgio Athaide (CUT-PR), Janeslei Aparecida Albuquerque (APP-Sindicato), Luis Antônio Rosa (pela Assembleia Legislativa do Paraná, representando a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALEP), vereador Pedro Paulo (Câmara Municipal de Curitiba), Carol Proner Salvador (coordenadora do curso de Direito da Unibrasil) e por um representante da OAB-PR.

Para Norton Nohama, assessor especial do Gabinete, a comissão tem dois grandes objetivos: “Olhar para trás e olhar para o cotidiano da sociedade sobre a violação de direitos humanos para ter elementos que não são captados pelas estatísticas.”

O endereço do portal é http://www.forumverdade.ufpr.br/

 

Reportagem da UFPR TV:

http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=21519852

 

álbum de fotos no Flickr da UFPR:

http://www.flickr.com/photos/ufpr/sets/72157629852637528/

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]