logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Formas de “Violências na UFPR” são tema de evento no dia 16 de junho

"Violências na UFPR: o que fazer?"
“Violências na UFPR: o que fazer?”

Qualificar as ações institucionais de enfrentamento às formas de violência (contra a mulher,  LGBTfobia, racismo e xenofobia), além da reconstrução do Fórum de Enfrentamento às Violências são as metas do evento “Violências na UFPR: o que fazer?”, que ocorrerá no dia 16 de junho próximo, a partir das 9 horas  até às 18h30, na sala 200 do Curso de Direito – Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.

No programa, a discussão de temas como “Violências contra Mulher” – Experiências; :”Violência LGBT” – Experiências; “Racismo”; “Violências”;  “LGBTFOBIA” e outros. Além da pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, professora Deise Picanço e do coordenador de Políticas Sociais, professor Leandro Gorsdorf, estarão presentes  representantes da ONU Mulheres;  da Diretoria LGBT, da Universidade Federal de Pernambuco e o ministrante  da Universidade Federal de São Caslos (UFSCAR).

Presenças – Ainda outros palestrantes também comparecerão: membros do  Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos;  do Núcleo de Gênero da UFPR e Coletivos Feministas da UFPR; do  Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR e Coletivo Frente Negra; da Rede Div@ da UFPR e Coletivos LGBT.

Objetivos – A Coordenação de Políticas Sociais participa dos debates sobre as ações de enfrentamento a todas as formas de violências ocorridas na UFPR desde junho de 2015. Uma das iniciativas implantadas pela unidade foi o Fórum das Violências, um espaço plural, formado por membros de coletivos estudantis; por representantes de centros acadêmicos e do Diretório Central de Estudantes;  dos núcleos de pesquisa e de programas/projetos ligados à extensão, além de  integrantes de movimentos sociais e de entidades afins da sociedade civil.

 

Este ano, as reuniões foram retomadas no mês de abril e, a partir de então,  realizadas mensalmente. São encontros abertos a todos com a finalidade de (re)pensar as ações institucionais de enfrentamento às violências no âmbito da UFPR.  A promoção dos eventos  é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com a Coordenação de Políticas Sociais da UFPR.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...