logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Formandos de Contábeis da UFPR têm índice de aprovação de 97% em exame nacional

Aulas de Ciências Contábeis são realizadas no Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Campus Botânico. FOTO: Samira Chami Neves
Aulas do curso de Ciências Contábeis são realizadas no Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Botânico. FOTO: Samira Chami Neves

Os formandos do curso de Ciências Contábeis da UFPR atingiram índice de aprovação de 97% no Exame de Suficiência do Curso de Ciências Contábeis de 2015. A avaliação é realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, que exige a aprovação como requisito para obter o registro profissional nos conselhos regionais de Contabilidade. No Brasil, somente os cursos de Direito e Contabilidade se utilizam desse recurso para medir o conhecimento e nivelar o mercado.

Instituído em setembro de 2010, pela Lei nº 12.249/2010, o Exame vem demonstrando um índice muito baixo de aprovações. Na última edição, por exemplo, menos de 14% dos formandos em todo o Brasil conseguiram ser aprovados no teste – que exige acerto de pelo menos 50% das questões.

O objetivo do Exame é avaliar as habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais dos egressos do curso, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do Conselho Nacional de Educação. A prova é realizada duas vezes por ano, uma edição a cada semestre, e é composta por 50 questões.

Os candidatos são avaliados sobre temas relativos a Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; e Língua Portuguesa.

De 2012 para 2013, o índice de aprovação chegou a saltar de 66% para 96%. FOTO: Samira Chami Neves
De 2012 para 2013, o índice de aprovação chegou a saltar de 66% para 96%. FOTO: Samira Chami Neves

Autoavaliação

A partir dos resultados coletados, o Conselho e a Fundação Brasileira de Contabilidade realizam uma avaliação e a enviam para as universidades, a fim de mostrar a performance de cada instituição e provocar reflexão sobre a qualidade do que vem sendo transmitido aos estudantes.

Na UFPR, o desempenho dos formandos tem se mantido em altos índices ao longo das edições do Exame. Em 2011, a aprovação foi de 74%; em 2012, 66%; em 2013, o índice chegou a 96%; e em 2014, 98%. Para o coordenador do curso, Luciano Scherer, “o sucesso do curso de Ciências Contábeis da UFPR deve-se ao projeto pedagógico, reformulado em 2011, e que vem sendo implantado desde o ano de 2012; além do comprometimento institucional da Universidade e de todos os estudantes”, acredita.

O curso

A graduação em Ciências Contábeis da UFPR foi criada há mais de 48 anos. Em 2004, a Universidade firmou sua vanguarda na área como a primeira Instituição Pública de Ensino Superior a implantar um mestrado acadêmico em Contabilidade no Paraná – na época, existia somente um doutorado em Contabilidade no país .

O curso tem como missão ser excelência na Região Sul do país, atuando com elevados padrões na produção científica e formando mestres em Contabilidade para atuar como docentes, pesquisadores ou como profissionais altamente qualificados na área. Em 2013, teve início o doutorado em Contabilidade da UFPR.

O Departamento de Ciências Contábeis da UFPR, chefiado atualmente pelo professor Jackson Ciro Sandrini, faz parte do Setor de Ciências Aplicadas, localizado no campus Botânico, e com direção da professora Ana Paula Cherobim. No Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, a coordenação fica por conta do professor Romualdo Douglas Colauto.

Com informações do Conselho Regional de Contabilidade

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...