Quem quiser aproveitar o veranico para cuidar melhor do jardim pode adquirir mudas de plantas ornamentais a preços bastante acessíveis na Universidade Federal do Paraná. O Centro de Estações Experimentais da UFPR colocou à venda cerca de cinco mil mudas de plantas ornamentais, produzidas para servirem de material de ensino para os alunos da Disciplina de Plantas Ornamentais do Curso de Agronomia.
Todas as plantas comercializadas são produzidas organicamente, isto é, sem agrotóxicos. Há mudas de flores/folhagens e também de árvores, com preços a partir de R$ 3,00 a muda. Os exemplares de plantas adultas pode chegar à R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas com Josélia ou Armando, pelos fones 551-1116, 551-1243 e 551-1046. fica na Rua Ivone Pimentel, 1000, em Pinhais.
Produção Orgânica – Na produção orgânica, as flores e as plantas de jardim são provenientes de uma agricultura viva, rica em nutrientes, com maior valor biológico e totalmente isentas de resíduos químicos, que podem ser prejudiciais à saúde. Esse sistema de produção é considerado mais sustentável do ponto de vista político, econômico, ambiental, produtivo e social, quando comparado ao sistema convencional, pois possibilita uma produção mais harmoniosa com a natureza.
“A utilização de insumos que tenham como base recursos minerais não-renováveis ou compostos sintéticos não é compatível com esse processo, pois representa uma intervenção brusca nas características do solo, na fisiologia das plantas e animais e, conseqüentemente, no ambiente”, informa a professora Francine Cuquel, do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da UFPR, responsável pela disciplina.
Confira algumas das espécies que estão sendo vendidas:
. Vasos
Samambaia
Begônia
Flôr de maio
. Flôres/Folhagens
Abélia
Bico de Papagaio
Buxinho
Camélia
Dracena
Grinalda de Noiva
Himpérico
Jasmin Branco
Magnólia Roxa
Palmeira Leque
Flôr de Maio
. Árvores
Aroeira
Dedaleiro
Guabiroba
Ipê Amarelo
Grevilha
Plátano
Uvaia
Loro
Araçá
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]