Festival UFPR na Praia promove integração com comunidade

29 junho, 2023
17:42
Por Rodrigo Choinski
0
CEM

Foi realizado no último domingo 25/06, o I Festival UFPR na Praia – Pegue essa Onda! e contou com cerca de 2 mil participantes. O evento é fruto da iniciativa em parceria do Integra UFPR, Direções do Setor Litoral (Matinhos) e CPP-CEM (Pontal do Paraná) e o programa de extensão Saberes e Fazeres do Mar. O objetivo do festival é aproximar a universidade da população local e promover a integração dos estudantes dos 18 cursos presentes nesses campi.

Jovens tiveram a oportunidade de conhecer os cursos de graduação sediados nos campi do litoral do Paraná. Foto:UFPR Litoral

Durante o evento foram apresentados os cursos de graduação sediados no litoral do Paraná e como são as formas de ingresso, além de bolsas e auxílios oferecidos pela UFPR aos estudantes. A programação também contou com apresentação de projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica, atividades artísticas e culturais e prestação de serviços à comunidade.

Para a diretora do Setor Litoral, Elisiani Vitoria Tiepolo, o festival “uniu em uma grande festa a UFPR Litoral e o CEM, a universidade e a educação básica, a pesquisa, ensino e extensão, técnicas e técnicos administrativos, docentes, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, instâncias administrativas como Pró-Reitorias, Integra, Associações de Moradores, estudantes atuais, egressos e aqueles que querem e têm o direito de entrar na UFPR, uma universidade pública e gratuita e de excelência”.

Elisiani salientou a organização “uma Comissão participativa, amorosa e competente, super-empenhada, e que organizou o Festival para que ele mostrasse o que melhor fazemos por aqui: uma educação comprometida com a construção de um mundo em que a solidariedade e a equidade prevaleçam”.

Para Edilene Beatriz Dahmer, técnica-administrativa e uma das organizadoras, o festival superou todas as expectativas. Ela ainda destacou a importante integração entre o Setor Litoral e o CEM, além da participação dos mais de 75 voluntários que participaram da organização do evento, bem como a participação de diversas escolas do Litoral do Paraná.

Segundo Andrea Knabem, professora do curso de Linguagem e Comunicação, “a retomada desse contato pós-pandemia trouxe novos conhecimentos e novas experiências para todos os envolvidos principalmente para os estudantes e familiares que conheceram o ensino, a pesquisa e a extensão que a UFPR oferece no litoral paranaense”.

O I Festival UFPR na Praia foi, portanto, um momento especial de (re)aproximação da comunidade com a UFPR e seus cursos, uma onda positiva que muitas pessoas aproveitaram, e esperamos que venham mais momentos como esse no futuro.

Por Seção de Comunicação do Setor Litoral

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]