logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira UFPR: Cursos e Profissões começa a receber grupos de escolas agendados

Estandes apresentam 130 cursos de graduação. Foto: Prefeitura de Piraquara

Gustavo Henrique Oliveira Dias e Renato Gabriel de Oliveira passaram a quinta-feira de plantão na Feira de Cursos e Profissões da UFPR, em Piraquara. Alunos, respectivamente, de Farmácia e Agronomia na UFPR, eles querem ajudar outros jovens a tomar decisões sobre suas carreiras. Assim como eles, dezenas de acadêmicos e professores estão à disposição dos estudantes de ensino médio na Feira, que começou nesta quinta-feira (24), recebendo grupos de escolas pré-agendados, e vai até domingo (27) no complexo da UFPR em Piraquara.

A Feira, uma das maiores do gênero no país, deve receber cerca de 110 mil visitantes até domingo. O objetivo é apresentar aos estudantes as 119 opções de curso de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná e ajudá-los a fazer escolhas conscientes.

“É um momento único em que toda a comunidade acadêmica está reunida para apresentar a universidade para a sociedade, não só para orientar do ponto de vista educacional, mostrando os 119 cursos, mas também sobre a qualidade de formação que oferecemos, o que somos, e toda a nossa essência no ensino, na pesquisa e na extensão”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca na abertura da Feira.

Os visitantes poderão conversar com estudantes e professores dos diversos cursos  para tirar dúvidas, entender um pouco do mercado de trabalho e do dia a dia na universidade. Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Eduardo Barra, “este é o momento que nós temos contato mais direto com os estudantes que estão se preparando para entrar no ensino superior”. “Nós queremos apresentar a universidade para eles do ponto de vista institucional e pela visão dos nossos estudantes”, afirmou.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca deu as boas-vindas aos primeiros visitantes. Foto: Prefeitura de Piraquara

Os estudantes Gustavo e Renato dizem que atender futuros universitários é uma forma de retribuir o que a Feira de Cursos e Profissões fez por eles. Gustavo, estudante de Farmácia, conta que a ida ao evento auxiliou na sua decisão: “Estava em dúvida entre Biologia, Farmácia, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Aqui pude conversar com as pessoas e decidir”.

O mesmo aconteceu com Renato, hoje estudante de Agronomia: “Eu cheguei na feira e visitei todos os estandes. Agronomia não estava entre as minhas opções principais, mas acabei me achando no curso depois de conversar com estudantes da época”.

Gabriel Santiago de Souza Silva, estudante do oitavo período de Engenharia Mecânica, também participa da feira para apresentar o curso e a realidade universitária aos futuros calouros. Gabriel embarca na segunda-feira (28) para a França onde estudará dois anos em uma instituição conveniada à UFPR para voltar com a dupla diplomação.

“Eu embarco segunda-feira, mas fiz questão de participar. Eu venho porque sou apaixonado por esse momento de falar do curso e dos projetos para os visitantes”, conta o futuro engenheiro.

Nos dois primeiros dias (24 e 25) a visitação é exclusiva para grupos de escolas que fizeram o agendamento prévio, já encerrado. Nos demais dias (26 e 27), sábado e domingo, o evento é aberto ao público em geral. A entrada na Feira de Cursos e Profissões é gratuita.

 

UFPR: Cursos e Profissões – Uma feira de ideias para o seu futuro

Período: de 24 a 27 de agosto

Visitação:

dias 24 e 25, das 9 às 18 horas, só para escolas que fizeram agendamento prévio

dias 26 e 27, das 9 às 16 horas, aberta ao público em geral)

Entrada franca

Local: complexo da UFPR em Piraquara – Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015, Jardim Primavera

Estacionamento gratuito no local

Programação e mapa do local: www.feiradecursos.ufpr.br

 

 

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...