A Feira de Orgânicos, resultado do Projeto de Extensão do Setor de Ciências Agrárias, completa neste mês dois anos. Uma vez por semana, agricultores de Rio Branco do Sul, Colombo e Bocaiúva do Sul, atendidos pelo projeto, trazem os produtos para vender. A feira funciona no hall da direção do Setor, às terças-feiras, das 8h às 14h. Legumes, frutas e verduras produzidos pelo sistema orgânico são vendidos por preços bem mais baixos do que nos mercados.
De acordo com os professores Luciano de Almeida e Paulo André Nierdele, do Departamento de Economia Rural e Extensão, coordenadores do projeto, a feira se traduz pela melhoria na qualidade de vida da comunidade universitária, através do consumo de alimentos sem produtos químicos, do escoamento da produção e consequente geração de renda, além de conservar o meio ambiente garantindo assim sua sustentabilidade.
O projeto é fruto da parceria entre estudantes e professores da universidade e agricultores familiares da Região Metropolitana de Curitiba, a qual contribui para o fortalecimento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão na UFPR e mostra que o diálogo e o trabalho para além dos muros da instituição acadêmica é possível.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]