logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Cursos e Profissões reabre no formato presencial e recebe alunos até domingo (21)

Depois de dois anos acontecendo em formato virtual, a Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu novamente as portas para receber presencialmente os estudantes do Ensino Médio e Fundamental e oportunizar que eles conheçam mais sobre as graduações ofertadas pela instituição. 

Na solenidade de abertura, a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César, lembrou que esse é um momento muito importante para os estudantes interagirem com os graduandos e esclarecerem dúvidas sobre a universidade. “Nós estaremos de braços abertos para acolhê-los da melhor forma possível, torcendo para que vocês cheguem até nós depois do Vestibular”. 

Fotos: Leonardo Bettinelli

Em sua fala, o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, frisou que este é o maior evento da UFPR na relação com a comunidade externa e que mesmo com restrições orçamentárias severas, a universidade se superou e poderá mostrar, nos próximos dias, a qualidade de seus cursos, que estão continuamente impulsionando o aprimoramento da instituição, resultado que pode ser comprovado com a ótima qualificação em rankings internacionais que avaliam a educação. 

“Estamos em um lugar que quer abraçar a juventude e os que querem depositar as esperanças em um futuro melhor. O que nós fornecemos é qualidade na formação e na preparação de uma carreira profissional”, salientou Fonseca. 

O evento teve início nesta quinta-feira (18) e segue até domingo (21). Os dois primeiros dias, quinta e sexta-feira, são exclusivos para escolas agendadas. No sábado e no domingo, a Feira é aberta ao público geral e escolas que não conseguiram agendar horário. A Feira acontece durante o período de inscrições para o Vestibular 2022/2023, que termina dia 31 de agosto. 

Oportunidade para conhecer novas carreiras 

A estudante do 3º ano do Magistério, Isabela Lino, disse que há muito tempo sonha em estudar Psicologia, mas no meio do caminho se apaixonou por Administração e, recentemente, tem gostado das carreiras de Exatas, as quais está procurando conhecer melhor na Feira. 

Já Amanda Bida da Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio, está em dúvida entre Psicologia e Medicina Veterinária, porém disse que ainda não tem nada decidido, pois está conhecendo muitos cursos novos. “Engenharia de Aquicultura, por exemplo, eu não conhecia e achei bem interessante”.  

Além da visita aos estandes dos cursos, o público também poderá acompanhar a apresentação de projetos, serviços, pró-reitorias e parceiros e participar de palestras. 

Para o jovem Victor da Silva, que já estuda no ensino técnico em Administração, o evento vai possibilitar descobrir mais sobre os cursos da área de comunicação, como Marketing e Publicidade e Propaganda. “Gosto muito da interação com pessoas. Vou ver os cursos aqui, chegar em casa e pesquisar os que me interessei para decidir”.  

A educadora social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Pinhais, Denise de Oliveira, decidiu trazer os adolescentes que orienta para motivá-los sobre o Ensino Superior. “Eles têm entre 14 e 16 anos e a vinda à Feira mostra pra eles que a universidade é uma possibilidade real”, sinaliza. 

Serviço 

18 e 19 de agosto (quinta e sexta) – reservado para escolas agendadas  

Horário: das 9h às 18h 

20 de agosto (sábado) – aberto à comunidade  

Horário: das 9h às 18h 

21 de agosto (domingo) – aberto à comunidade  

Horário: das 9h às 16h  

Endereço: Complexo da UFPR – Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015 – Jardim Primavera, Piraquara, Paraná. 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...