logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Cursos e Profissões da UFPR é aberta com grande movimentação

A 13a edição da Feira de Cursos e Profissões foi aberta nesta quinta-feira com grande movimentação de visitantes. Foto: Marcos Solivan
A 13a edição da Feira de Cursos e Profissões foi aberta nesta quinta-feira com grande movimentação de visitantes. Foto: Marcos Solivan

 

Já com grande movimentação de visitantes, foi aberta na manhã desta quinta-feira (20) a 13ª edição da Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Feira acontece no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (SEPT), em Curitiba, até o domingo (23).

Tradicional em Curitiba, a Feira já recebeu cerca de 650 mil visitantes em suas 12 edições anteriores, entre estudantes, familiares, professores, profissionais da educação e outros interessados. O objetivo do evento é oferecer informações completas para a escolha do jovem que busca sua formação superior ou profissionalizante, por meio da interação com estudantes e professores da UFPR.

Os dois primeiros dias do evento (quinta e sexta-feira, 20 e 21 de agosto) serão destinados exclusivamente aos grupos inscritos pelos colégios. Mais de 180 escolas de diversos estados confirmaram a presença. Algumas delas vêm de longe, como uma caravana que virá de Dourados (MS), percorrendo uma distância de mais de 900 km.

Na cerimônia de abertura da Feira de Cursos, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, agradeceu a todos que participaram da organização do evento, e falou sobre a expansão da Universidade nos últimos anos. “Nessa gestão, nós investimos pesadamente, com o apoio da comunidade, em expansão, interiorização e inclusão”, disse Akel Sobrinho, que contou aos presentes que o curso de Medicina em Toledo, oferecido pela primeira vez neste vestibular, até ontem (19) já contava com 986 candidatos pré-inscritos para concorrer a uma das 60 vagas disponíveis.

“Quando assumimos, tínhamos 4.100 vagas no vestibular. Este ano, chegamos a 6.886 vagas. É um grande salto que estamos dando, interiorizando e expandindo, e fazendo isso com inclusão social”, destacou o reitor. “Estamos fazendo isso com excelência acadêmica, não perdemos a nossa qualidade. Todos os rankings que nos avaliam nos colocam em posições cada vez melhores”, completou.

O reitor Zaki Akel Sobrinho informou também que, até a noite anterior, já havia 24.500 candidatos pré-inscritos para o vestibular. “Neste ano, o vestibular vai, com certeza, bater todos os recordes de inscrição.”

Maria Lucia Accioly Pinto, pró-reitora de Graduação em exercício destacou a importância da Feira para que os jovens do Ensino Médio possam ter contato com alunos e professores dos cursos de graduação da UFPR e conhecer um pouco da realidade dos 119 cursos oferecidos pela Universidade.

A escolha da profissão tem que ser muito bem pensada. “Por isso a UFPR oferece aos jovens a oportunidade de percorrer a Universidade, conhecer seus vários campi na capital, e de ter um pouco da realidade desses cursos com o material encontrado nos estandes”, afirmou Maria Lucia.

A pró-reitora em exercício lembrou que, neste ano, a UFPR oferece 50% de suas vagas às cotas para alunos vindos da escola pública e cotas raciais. “Hoje a Universidade tem uma realidade bem diversa. Ela está aberta à sociedade, desenvolvendo suas atividades de modo a privilegiar a inclusão social. A Universidade está de portas abertas a todos”, afirmou Maria Lucia.

“É uma satisfação receber essa Feira, que é uma janela para que a comunidade paranaense conheça toda a nossa Universidade”, disse o diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Luiz Antônio Passos Cardoso.

Também estiveram presentes na mesa de abertura a vice-diretora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Silvana Maria Carbonera; o assessor de comunicação social da UFPR, Carlos Martins da Rocha; e o coordenador de Eventos da UFPR, Ray Garbelotti.

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...