logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Cursos e Profissões da UFPR começa nesta sexta-feira, dia 30

Feira recebeu mais de 50 mil pessoas em 2012
Feira recebeu mais de 50 mil pessoas em 2012

A escolha profissional é uma decisão muito importante. Visando auxiliar futuros alunos, a Universidade Federal do Paraná abre suas portas para receber a comunidade neste final de semana, na 11ª edição da “UFPR: Cursos e Profissões. Uma feira de ideias para o seu futuro”, que será realizada de sexta-feira a domingo, 30 de agosto a 1º de setembro, das 9 às 18 horas. Com o slogan “Chegou a hora de Escolher seu Futuro”, a Feira será realizada no Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), Jardim das Américas. 

A UFPR: Cursos e Profissões é um evento gratuito e aberto a todos ─ estudantes e seus familiares, professores, profissionais de educação ou interessados em conhecer o que a UFPR oferece. A edição anterior da feira contou com mais de 50 mil visitantes.

Público-Alvo
A Feira tem como público-alvo alunos do ensino médio e visa auxiliá-los em sua escolha profissional, por meio de atividades como: palestras com profissionais de diferentes áreas; estandes dos cursos de graduação, com professores e alunos da Universidade à disposição, além da opção do Tour Guiado, em que o estudante poderá visitar as instalações do curso escolhido.

O evento tornou-se uma iniciativa de sucesso no aprofundamento das relações da UFPR com a comunidade externa, sobretudo na colaboração de um ingresso mais consciente dos estudantes nos diversos cursos oferecidos pela instituição, o que pode auxiliar na redução de evasões durante o período acadêmico. Elyandra Alves é um exemplo de aluna que utilizou a feira para contribuir na escolha do curso, ela participou das três atividades, visitou estandes, assistiu palestras e fez o Tour Guiado. “Antes de visitar a edição da Feira de 2007, estava bastante indecisa. A Feira me ajudou muito na tomada de decisão. Ingressei no curso de Licenciatura em Educação Física em 2008 e agora já estou no mestrado na Universidade”, conta a aluna.

Ruann Oswaldo Carvalho, aluno do segundo ano do curso de Odontologia da UFPR, comenta que a Feira é um diferencial para sanar dúvidas relacionadas aos cursos, aos obstáculos profissionais e, sobretudo, à área de atuação e campo de trabalho. “A Feira de Profissões abre uma oportunidade que pode ser um divisor de águas na escolha de estudantes, assim como foi pra mim”, afirma Carvalho.

A Feira

O SEPT, local de realização da Feira, disponibiliza para o evento 4.325m², onde ocorrerão palestras, 122 estandes estarão dispostos, e será o ponto de partida e chegada de ônibus que sairão pelos campi da Universidade no Tour Guiado.

Nos estandes os visitantes poderão solicitar informações a alunos e professores de cada curso, além de poderem conhecer atividades feitas por alunos em seus cursos. Exposições de curtas-metragens, produzidos por alunos de Comunicação Social, estarão disponíveis, além da visualização de robôs construídos por alunos das Engenharias Elétrica e Mecânica e de Informática, que participam do projeto “Yapira ─ Grupo de Robótica”, por exemplo.

O layout da feira propicia aos visitantes fácil localização dos estandes de cursos, pois eles são concentrados por áreas. Para mais informações basta entrar em contato com a coordenação do evento pelos fones: 3360-5159 e 3360-5128 ou acessar o site da feira http://www.feiradecursos.ufpr.br.

Serviço:
11ª UFPR: Cursos e Profissões. Uma feira de ideias para o seu futuro
Data: de 30 de agosto a 1º de setembro de 2013
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT-UFPR). Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas

 

Por: Flaécia Gomes. Com orientação de Simone Meirelles.

pt_BRPortuguese