Feira de Cursos e Profissões da UFPR abre com grande movimento de estudantes

25 agosto, 2016
20:00
Por Juliana Marques
0
UFPR
29119207142_36c35156d9_z

Abertura da Feira de Cursos e Profissões da UFPR. Foto: Samira Chami Neves

Foi aberta nesta quinta-feira (25) a 14ª edição da Feira de Cursos e Profissões da UFPR, uma grande oportunidade para estudantes do ensino médio conhecerem os mais de 130 cursos ofertados pela Universidade.

Nos quatro dias de portas abertas da Universidade, estima-se que um público de 70 mil pessoas visite a Feira, entre estudantes, professores, familiares e outros interessados. Esta edição do evento é realizada em novo local, na unidade da UFPR em Piraquara.

Durante a cerimônia de abertura, o coordenador de eventos da UFPR, Ray Garbelotti, relembrou o histórico da Feira, que começou em um espaço de 2.500 m2, com público de 5 mil visitantes. Hoje, com o aumento do número de cursos de graduação, a Feira é realizada em um espaço de 14 mil m2. Foram agendadas visitas de 22 mil estudantes de ensino médio, de escolas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. “É um orgulho oferecer a esses alunos uma visão do que é a Universidade Federal do Paraná”, disse Garbelotti.

Nos últimos oito anos, a oferta de cursos de graduação da UFPR passou de pouco mais de 80 para mais de 130. “Isso mostra a necessidade de esclarecimento desses novos cursos, novas profissões que se abriram como campo de trabalho aos jovens”, destacou Maria Lúcia Accioly Teixeira Pinto, coordenadora de Políticas de Ensino de Graduação da Prograd (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional).

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, contou que a ideia de promover uma Feira para expor os cursos da Universidade surgiu de uma visita que ele e o reitor à época fizeram à Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul), que organiza um evento semelhante.

“Muitas vezes os jovens olham para a Universidade e pensam que não é para eles. E é o contrário; através das políticas de inclusão social, a nossa Universidade se abriu, e quer atrair todo mundo. Ela quer trazer esses jovens, muitas vezes a primeira geração que ingressa aos bancos universitários, e aqui vão construir o seu futuro”, afirmou Zaki.

Também participaram da cerimônia de abertura a primeira-dama do município de Piraquara, Ana Mazon Tesserolli e o gerente da agência na UFPR da Caixa Econômica Federal (patrocinadora do evento), Jonei César Alves Ferreira.

 

Portas abertas

A Feira de Cursos e Profissões oferece também palestras para que os estudantes saibam mais sobre as perspectivas de cada profissão.

O Núcleo de Concursos da UFPR também tem um estande no local para orientar os alunos sobre o Vestibular 2016/2017, cujas inscrições começaram em 18 de agosto e se prolongam até 15 de setembro no site do NC: www.nc.ufpr.br.  Os estudantes também podem baixar o aplicativo Mais UFPR nos seus telefones celulares (com o sistema operacional Android) para ter acesso ao resultado do vestibular, concorrência por vaga, simulado do concurso e outras informações.

A entrada da Feira é gratuita. Nos dias 25 e 26, quinta-feira e sexta-feira, a Feira está aberta somente para visitação das escolas que fizeram agendamento prévio. Já no sábado e no domingo (27 e 28), a Feira estará aberta para todos os interessados.

 

Linha Especial

Para atender aos visitantes, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) – acatando pedido feito pela UFPR – disponibilizará, além das linhas tradicionais do Transporte Coletivo Metropolitano, uma linha especial que partirá do Terminal de Pinhais diretamente para o local do evento, nos horários de maior demanda.

Os veículos que operarão a linha estarão identificados com o itinerário “ESPECIAL”, terão cartaz do evento no para-brisas e utilizarão a plataforma da linha D23-V.MACEDO. A linha reforço também fará a ligação direta do Campus Piraquara para o Terminal de Pinhais, nos horários de maior demanda.

 

Para mais informações, acesse o site da Feira de Cursos e Profissões da UFPR

Veja mais fotos da abertura no Flickr da UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]