logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Fachin assumirá cargo de ministro no STF, mas continuará como professor da pós-graduação da UFPR

Mesmo assumindo a condição de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin continuará lecionando como professor da pós-graduação dos cursos de mestrado e doutorado em Direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Fachin toma posse na próxima terça-feira (dia 16), com as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, e dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), e da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

Hoje (dia 12), em reunião com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, antes de conversa informal com a imprensa de Curitiba, o futuro ministro fez um agradecimento especial à Reitoria, à comunidade acadêmica da UFPR e a todos os paranaenses que apoiaram sua indicação para o STF, após dura sabatina no Senado, em 13 de maio.

Fachin, na reunião com a imprensa: "Agradeço a todos que me ajudaram. É uma realização pessoal e profissional que recebo como uma missão. Tenho um papel relevante a cumprir em prol da sociedade brasileira". Imagem: Marcos Solivan/ACS da UFPR.
Fachin, na conversa informal com a imprensa: “Agradeço a todos que me ajudaram. É uma realização pessoal e profissional que recebo como uma missão. Tenho um papel relevante a cumprir em prol da sociedade brasileira”. Imagem: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

“Estou muito feliz com a designação que recebi para o STF, que resultou de uma união ímpar que muito me honra e eleva minha responsabilidade. Agradeço a todos que me ajudaram neste sentido. É uma realização pessoal e profissional que recebo como uma missão. Tenho um papel relevante a cumprir em prol da sociedade brasileira. Quero dedicar o meu futuro para honrar os compromissos que assumi, que estão na Constituição Federal”, disse Fachin, que se graduou em Direito pela UFPR em 1980. Ele começou a lecionar na Universidade em 1991 e, hoje, é professor titular de Direito Civil.

História na UFPR

Pós-doutor em Direito no Canadá e pesquisador convidado do Instituto Max Plack (Alemanha), Fachin fez questão de lembrar sua história na UFPR, na qual cumpre bem sucedida carreira acadêmica, com vários postos de destaque no Setor de Ciências Jurídicas.  “Muitos anos me ligam a esta Universidade. Considero que esta é a minha casa. Tenho muita honra de ser professor da UFPR”, disse.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, parabenizou Fachin, disse que a instituição se sente muito honrada com sua conquista e considerou que a ida do professor para o STF carrega as esperanças de todas as universidades brasileiras. “É um grande talento que a UFPR está oferecendo ao Brasil para ajudar a melhorar o país cada vez mais”, disse o reitor. “Sinto muito orgulho de ter um dos nossos professores na mais alta corte de Justiça do Brasil”.

Zaki (à esq.), ao lado de Fachin e Marcelo: "“Sinto muito orgulho de ter um dos nossos professores na mais alta corte de Justiça do Brasil”. Imagem: Marcos Solivan/ACS da UFPR.
Zaki (à esq.), ao lado de Fachin e Marcelo: ““Sinto muito orgulho de ter um dos nossos professores na mais alta corte de Justiça do Brasil”. Imagem: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

 

Zaki também destacou a união inédita de todas as lideranças do Paraná em torno do nome do futuro ministro. “Foi uma mobilização que contou com o apoio de todos os paranaenses. Ele venceu esta batalha com todas as credenciais”, disse, lembrando sobretudo o consenso havido entre os três senadores do Paraná em torno da causa – Álvaro Dias (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT).

Já o diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, comentou que a escolha de Fachin e sua permanência como professor da pós-graduação engrandecem e honram profundamente o curso de Direito e a UFPR. “É um marco que engrandece a nossa Universidade. Tenho a certeza de que ele continuará oferecendo uma contribuição extraordinária à Ciência Jurídica e ao País”, comentou.

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...