logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Exposição no Musa integra a “Bienal Internacional de Curitiba 2015”

Odires Mlászho; O Poder Oculto das Palavras"
Odires Mlászho; O Poder Oculto das Palavras”
O Museu de Arte da UFPR (Musa) está integrando, entre outros espaços artísticos da cidade, a “Bienal Internacional de Curitiba 2015”, com a exposição “Luz do Mundo”. A mostra, aberta ao público até o dia 6 de dezembro próximo, reúne obras dos artistas italianos Carlo Bernardini e Davide Boriani, além do brasileiro Odires Mlázho, considerados três expoentes da Arte Contemporânea mundial. Os trabalhos expostos foram escolhidos pelo curador geral do evento, professor e escritor, Teixeira Coelho.

Luminosidade – “Coordenadas Invisíveis”, tema da instalação de Carlo Bernardini, tem caráter interativo: traz para o público a possibilidade de percorrer o interior de seu trabalho com a sensação de adentrar em uma grande forma geométrica. Nesta obra, o artista trabalha com fibra ótica, transmitindo por toda a dimensão deste espaço a luminosidade que incide sobre ele.

Efeitos – Outras duas obras também expostas no Musa, “Pantachrome n.5” e “Ph Scope”, de Davide Boriani, evidenciam estruturas estáticas, mas que produzem efeitos luminosos diferenciados. Os efeitos provocam uma sensação de mudança, deixando de ser uma coisa para se tornar outra. “Pantachrome n.5”, por exemplo, produz constantes alterações dos padrões de cores: o que é visto por alguém, provavelmente, não será compartilhado por outra pessoa que visite a exposição em outro momento.

Luz e trevas – O artista brasileiro Odires Mlázho pode ser visitado no Musa com sua obra “Pêndulo de Luxcifer”, que conta a história e os significados do personagem Lúcifer e os trabalha de maneira visual. Esta expressão artística pode ser interpretada como uma situação que trata da oposição interdependente entre a luz e as trevas, conforme o histórico do personagem. Espaço em que o visível e o invisível, bem como a palavra projetada e sua bagagem se encontram no “Poder Oculto das Palavras”.

O Musa está localizado na Rua XV de Novembro nº 695 – 1º andar, pode ser visitado de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas, com entrada franca.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...