Exposição comemora o centenário de nascimento da educadora Eny Caldeira

21 outubro, 2016
11:46
Por Juliana Marques
0
Ensino e Educação
Foto: Samira Chami Neves

Foto: Samira Chami Neves

A direção do Setor de Educação da UFPR promove a Exposição Eny Caldeira – Educação, sentido da vida. A exposição está sendo realizada no hall do 2o andar do Setor de Educação (Ed. Dom Pedro I, Campus Reitoria), até esta sexta-feira (21).

Considerada uma das mais influentes educadoras paranaenses da segunda metade do século XX, Eny Caldeira completaria 100 anos em 23 de outubro de 2016. Em homenagem ao centenário do seu nascimento, o Setor de Educação organiza esta exposição para assinalar o exemplo de mulher, professora, pesquisadora e educadora que ela foi ao longo de sua carreira acadêmica e profissional.

Natural de Prudentópolis (PR), Eny Caldeira iniciou sua carreira de professora primária em Curitiba, em 1935, após concluir seu curso normalista no Instituto de Educação do Paraná. Anos mais tarde, tornou-se pedagoga pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade do Paraná, em 1941.

29783734274_a192ba337f_z

Nos anos seguintes, seu aperfeiçoamento intelectual é qualificado com estágios realizados no Instituto de Psicologia da Universidade de Roma (Itália), Escola Experimental desenvolvida por Jean Piaget (Suíça), Escola Prática de Altos Estudos (França) e no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Rio de Janeiro).

Em Curitiba, foi responsável pela organização da Escola Experimental Maria Montessori.

Entre suas inúmeras atuações na esfera educacional, foi diretora do Instituto de Educação do Paraná (1952-1954), integrante do Conselho Estadual de Educação (1965-1970), diretora do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná na década de 1960, professora de Didática e uma das pioneiras do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade.

Confira as fotos da exposição no Flickr da UFPR.

Com informações do Setor de Educação

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]