Exposição celebra 20 anos do Museu de Arte da UFPR

15 agosto, 2022
12:14
Por
0
Extensão e Cultura

Em duas décadas de atividades, o Museu de Arte (MusA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já abrigou mais de 80 exposições e recebeu mais de 120 mil visitantes. Amparada na premissa de que há muito por construir e muito a ser reconhecido diante dessa trajetória, será lançada a exposição “QUEM conhece o MusA? o museu e a rua: trajetos e trajetórias do Museu de Arte da UFPR”, celebrando os 20 anos do espaço cultural. A abertura da exposição será no dia 18 de agosto, às 18h, na sede do MusA, no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, com entrada gratuita.

O lançamento contará com apresentação artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR, coquetel e visita guiada com as curadoras da mostra. A curadoria é da equipe técnica do museu, representada pelas servidoras Lidiane Nascimento e Michele Dacas. A proposta da curadoria é tecer um diálogo entre a história e as perspectivas futuras desse importante equipamento cultural da UFPR. A mostra está organizada em cinco núcleos narrativos: história, exposições, acervo, educativo e perspectivas futuras. Esse resgate do percurso histórico do MusA busca produzir uma imersão crítica da trajetória, ao observar os movimentos de expansão e retração que permearam as diferentes frentes de atuação ao longo do período.

A exposição sobre os 20 anos do MusA retoma trajetos e contornos que possam contribuir para fomentar um museu como espaço democrático, diverso e acessível de memória e difusão artístico-cultural na UFPR. É uma mostra que implica o visitante e o convida a questionar quais experiências e transformações podem pavimentar um museu universitário, não só como lugar de guarda e difusão de coleções científicas e museológicas, mas também como lugar de convívio, emancipação e mediação cultural.

O MusA
O Museu de Arte da UFPR foi uma iniciativa de duas mulheres: Maria José Justino e Dulce Osinski, professoras e pesquisadoras com larga experiência no campo das artes visuais, que na época atuavam como Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora de Cultura, respectivamente. Desde o princípio, a finalidade desse museu universitário foi a de pesquisar, preservar, documentar, estimular e divulgar a produção plástica nas suas diferentes modalidades, com ênfase na arte paranaense. Além das exposições, como desdobramentos da programação, muitos grupos escolares e pessoas de diferentes idades também participaram de diversas ações educativas e formativas.

Nos últimos anos, surgiram novidades, como as exposições virtuais, com a disponibilização de materiais digitais nas plataformas do MusA, organizadas em decorrência do distanciamento social exigido pela pandemia da covid-19. Nessa caminhada, o MusA é um importante espaço de formação que atravessa as instâncias profissionais e de ensino, pesquisa e extensão, na preservação e difusão do patrimônio artístico do Paraná e da UFPR. A equipe de trabalho do museu vem fomentando a cooperação a partir de parcerias em projetos e participação em redes de agentes, museus e instituições culturais. As ações promovidas pelo MusA contribuem também com o debate de temáticas caras e urgentes para a sociedade, como a democratização de acervos, políticas de manutenção e preservação de estruturas públicas. A partir de todas essas frentes de atuação, o museu universitário afirma a cada ano, a sua missão institucional, que é “atuar como um museu-laboratório, um espaço vivo para reflexões e experimentações artísticas no campo das artes e da museologia”.

Como parte da programação durante o mês de exposição, estão previstas visitas guiadas com três grupos distintos: as trabalhadoras terceirizadas da UFPR, professores da rede pública municipal e estudantes do curso de museologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A mostra seguirá aberta para visitação até o dia 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

 

Serviço:
Exposição: QUEM conhece o MusA? o museu e a rua: trajetos e trajetórias do Museu de Arte da UFPR
Abertura: 18 de agosto (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: Museu de Arte da UFPR (MusA), Prédio Histórico da UFPR, 1º andar, Praça Santos Andrade
Período expositivo: 18 de agosto a 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18
Entrada gratuita
Saiba mais: musa.ufpr.br 

Com informações do MusA

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]