

Terminam quinta-feira (31) as inscrições para a segunda edição do Prêmio Interamericano de Inovação para a Gestão Pública Efetiva 2014, organizada pelo Departamento para gestão Pública Efetiva (DPGE) da OEA (Organização dos Estados Americanos).Esta iniciativa busca identificar e destacar as inovações em gestão pública que as diferentes administrações dos países do continente americano realizam, com a finalidade de premiar,reconhecer, sistematizar, incentivar e promover como experiências úteis e possíveis de aplicar em outros lugares.
A 1ª Edição do prêmio contou com a participação de 55 entidades públicas de 13 países membros da OEA(Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México,Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai). Foram selecionadas 14 experiências finalistas e quatro delas venceram nas seguintes categorias:
1. Inovação no Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas;
2. Inovação na Gestão de Recursos Humanos;
3. Inovação na Qualidade de Políticas Públicas;
4. Inovação em Governo Aberto e Acesso a Informação (participação, colaboração e transparência na gestão pública).
Há ainda premiação para iniciativas sobre:
5-Inovação na Coordenação Institucional (inter-institucional, intra-institucional, trans-institucional, com a sociedade civil, com o setor privado)
Os critérios a serem considerados pelos avaliadores para análise das propostas serão: originalidade, impacto no cidadão, replicabilidade em outros países, eficácia, eficiência, complexidade do problema que se soluciona, sustentabilidade da experiência e perspectiva de gênero. O tempo mínimo de implementação da política, para ser apresentada no Prêmio de Inovação da OEA é de dois anos.
Para maiores informações sobre essa iniciativa e preenchimento do formulário de candidatura é necessário acessar o endereço eletrônico www.oas.org/