logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Experiência da UFPR na transferência de conhecimentos é apresentada em congresso na Alemanha

Realizado na semana passada em Essen, na Alemanha, o 36º Fórum Anual da European Higher Education Society, contou em sua programação com a apresentação de uma experiência da UFPR na transferência de conhecimento e parcerias com a comunidade.

A apresentação fez parte de uma pesquisa de autoria dos professores Cássio Rolim, da UFPR, Mauricio Serra, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Ana Paula Bastos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

No trabalho ‘Changing in Brazilian Universities Towards the Third Mission: Experience of Two Brazilian Higher Education Institutions’, os autores comparam as experiências da UFPR e da Unicamp na transferência de conhecimento e parcerias com a comunidade como suporte ao desenvolvimento das sociedades em que estão inseridas.

“Mostra como, por estratégias diferentes, essas universidades puderam – e poderão ainda mais – contribuir para o desenvolvimento de suas regiões”, diz Rolim, docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da UFPR. Segundo ele, o estudo está entre os primeiros do Brasil a considerar a temática da chamada ‘terceira missão’ das universidades.

O trabalho insere-se no projeto de pesquisa ‘Universidade e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva’, do qual fazem parte equipes do PPGDE da UFPR, Instituto de Economia da Unicamp e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, com finaciamento pelo Ministério da Integração Nacional e Capes.

O Fórum Anual da European Higher Education Society é um dos mais importantes encontros internacionais de pesquisadores e centros de pós-graduação voltados para o estudo das instituições de ensino superior. Na edição deste ano, realizada entre 27 e 30 de agosto, o tema geral foi ‘Ensino Superior: diversidade e excelência para a sociedade’.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...