logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Exames periódicos de saúde são gratuitos e informações são sigilosas

Foto: Marcos Solivan

Em seis meses, 1.460 servidores ativos da UFPR participaram dos exames periódicos de saúde, determinados pelo Governo Federal. De janeiro a junho deste ano, foram atendidos os profissionais que atuam no Hospital de Clínicas, Restaurante Universitário Central, Centro de Estudos do Mar, Sistema de Bibliotecas, Setor de Ciências Agrárias e Setor Palotina. Os próximos servidores que participarão dos exames são os lotados na Reitoria e Setor de Ciências Biológicas.

Segundo o pró-reitor da Progepe, Adriano Ribeiro, docentes e técnicos administrativos não são obrigados a fazer os exames periódicos. Os que não desejarem participar, terão que manifestar seu desejo em um termo específico. O dirigente, no entanto, destaca a importância dos exames para prevenção de doenças, em especial para quem não tem plano de saúde; contribui na melhoria da qualidade de vida; são totalmente custeados pela União e é conferido total sigilo das informações e dos procedimentos realizados.

Foto: Marcos Solivan

O acompanhamento e supervisão dos exames são feitos na UFPR por profissionais que atuam na Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Cais/Progepe), em conjunto com a Unidade de Administração de Pessoas (UAP), do Hospital de Clinicas da UFPR. Os Exames Periódicos de Saúde tiveram início com a inclusão do Artigo 206-A da Lei 8.112/1990 e foram posteriormente regulamentados pelo Decreto 6.856/2009 e pela Portaria SRH nº 04/2009.

Celsina Favorito

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...