

Reitor de 1978 a 1981, Ocyron Cunha é certamente uma pessoa que se pode dizer: “viveu para a UFPR.” Primeiro como estudante nos anos 40, foi líder estudantil do DCE e presidente da Associação dos Professores.
Conhecido por administrar de portas abertas, até o ano passado, e aos 81 anos era possível vê-lo trabalhando na Fundação da UFPR, onde cumpria religiosamente uma rotina de trabalho. Agora já se permite folgar mais e vai esporadicamente quando a necessidade é maior.
Mas são raras as solenidades a que deixa de comparecer. Sempre foi um dos primeiros a chegar e muito saudado por todos. Desde os tempos da Reitoria era difícil convencer o professor Ocyron a conceder entrevistas. Durante o seu mandato, o jornalista Aramis Milarch, já falecido, publicou parte do texto do reitor Ocyron quando foi lançado o manual acadêmico e que, na visão do jornalista, mostrava a simplicidade da gestão: “Universitário. Este é o seu guia companheiro. Não o esqueça. Ele não exige mais do que um pequenino gesto de solidariedade. Composto para você, pretende servi-lo até o grande momento de sua graduação. Do seu amigo Ocyron Cunha.”
Passados 31 anos que deixou a Reitoria, o ex-reitor Ocyron Cunha participou das comemorações do centenário no dia 19 de novembro quando a universidade homenageou os parceiros institucionais.


Leia também:
Ex-Reitor Carlos Faraco: centenário da UFPR remete à criação genial da sociedade paranaense
A Universidade dos Paranaenses está prestes a completar 100 anos
No centenário da UFPR a parceria com a Itaipu mostra muitos resultados
Centenário da UFPR: ex-reitor Carlos Antunes diz que a UFPR foi a maior invenção dos paranaenses
Presidente da Fecomércio elogia a UFPR como ex-aluno e parceiro
Prédio Histórico ganha uma nova iluminação no dia do centenário
Netos do engenheiro militar Baêta de Faria resgatam as memórias do avô nos 100 anos da UFPR
Documentos e imagens resgatados pelo professor Ulf Baranow remetem à memória dos 100 anos da UFPR