A participação no Programa Ciência sem Fronteiras abriu para um ex-aluno da UFPR a oportunidade de cursar o mestrado na Universidade de Ottawa, no Canadá. Formado em Engenharia Civil em 2016, Rodrigo Vilela Gorga iniciou o mestrado este ano, num programa desenvolvido em convênio com a Carleton University.
Gorga conta que, durante a graduação, passou um ano no Canadá, entre 2012 e 2013, com bolsa do Ciência sem Fronteiras para estudar na Universidade de Ottawa e realizar um projeto de iniciação científica durante as férias. “Meu professor orientador da iniciação científica foi Dan Palermo, especialista em estruturas de concreto e análises sísmicas. Houve um interesse mútuo em um possível mestrado no futuro e a possibilidade se concretizou este ano”, diz Gorga.
Como Palermo transferiu-se para outra universidade, Gorga é orientado por outros dois professores, Leandro F. M. Sanchez e Beatriz Martin-Perez. “Ela se interessou em desenvolver uma pesquisa comigo, uma vez que eu já havia trabalhado bastante com método de elementos finitos na UFPR, sob a orientação do professor Marco Argenta”, conta o mestrando.
Rodrigo Gorga recebeu uma bolsa para desenvolver a pesquisa, que tem como tema “Modelagem computacional através do método dos elementos finitos de uma ponte que sofreu reação álcali-agregado”.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]