O Centro Politécnico irá receber neste sexta-feira (20) o II Workshop de Gerenciamento Costeiro (GERCO), realizado por meio de parceria entre o Ministério Público do Paraná e a Universidade Federal do Paraná. O tema deste ano é “Lições aprendidas e interação entre academia e governança” e contará com palestra e mesas redondas durante a manhã e oficinas na parte da tarde.
O evento foi organizado pela cooperação entre o Laboratório de Investigação Geográfica em Territórios Costeiros e Marinhos (GEOCOST/CEM), e busca, este ano, discutir a atuação do sistema de gerenciamento costeiro em alguns estados brasileiros. O objetivo é unir uma conversa entre a comunidade acadêmica e governo, e também conhecer experiências exitosas, avanços e decisões judiciais sobre o assunto.
Para as palestras, foram convidados os professores Flávia Moraes Lins de Barros (UFRJ), Marcus Polette (Univali) e Thiago Serafini (UNIFESP), especialistas no assunto, além do apoio do Centro de Estudos do Mar e do Departamento de Geografia, ambos vinculados ao Setor de Ciências da Terra.
“Diante de importantes conflitos de interesses atuais na região litorânea, um instrumento como GERCO tem o potencial de minimizar conflitos a partir de uma abordagem pautada na técnica. Com a grande experiência da UFPR no litoral, podemos contribuir com uma agenda positiva, sobretudo na integração de dados”, afirma o professor Eduardo Vedor, especialista em geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Ele lembra que a região costeira do Paraná guarda a maior faixa contínua costeira de preservação do Bioma Mata Atlântica remanescente do país.
O evento é aberto à comunidade e precisa de inscrição prévia. Os interessados podem se inscrever neste link.
Mais informações estão disponíveis na página do Workshop.
II Workshop de Gerenciamento Costeiro do Paraná
Data: 20 de abril, das 9:00 às 18:00
Local: Centro Politécnico da UFPR – Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Manhã: Auditório do 2°Andar do Prédio de Administração
Tarde – Sala 109 do Edifício Bigarella,
Gratuito
:
:
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]