UFPR promove maratona de programação nacional em parceria com Itaú; inscrições abertas

07 fevereiro, 2022
08:55
Por Lais Murakami
0
Evento

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, em parceria com o Itaú Unibanco e com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), a “Batalha de Dados – Budokai Externo / Segundo hackathon do Grupo CiDAMO”, competição envolvendo um problema de Ciência de Dados. O evento será realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro de forma remota. O público-alvo são os estudantes da UFPR, mas universitários e pós-graduandos de todo o Brasil podem participar.

Na maratona de programação, os alunos deverão desenvolver uma ferramenta de projeções do volume de commodities do Paraná para solucionar um desafio do agronegócio. Ao prever o volume de produção de uma safra em dados, os alunos auxiliam produtores rurais na negociação de empréstimos e financiamentos, dando mais garantias para instituições bancárias.

Os estudantes poderão participar individualmente, em duplas ou trios. Os campeões receberão seis meses de acesso gratuito à Alura, plataforma de cursos em tecnologia e programação, e mais R$ 2 mil em voucher. Os segundos colocados também terão acesso à Alura e mil reais em voucher.

Pela primeira vez, esse evento, desenvolvido frequentemente pelo Itaú Unibanco, será organizado em parceria com o grupo de pesquisa Ciência de Dados, Aprendizagem de Máquina e Otimização (CiDAMO) da UFPR, que também já promoveu outros hackathons de menor porte.

“O objetivo é oportunizar o desenvolvimento técnico dos alunos, o contato deles com as empresas e o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais”, afirma o professor do Departamento de Matemática e coordenador do CiDAMO, Lucas Pedroso.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e estar matriculado em curso superior de graduação ou em curso de pós-graduação, além de possuir conhecimentos de programação, aprendizagem de máquinas e Ciência de Dados. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro neste link. As vagas são limitadas.

Clique para ampliar

Batalha de Dados – Budokai Externo

Data: 21 a 24 de fevereiro

Inscrições: até 10/02 aqui

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]