Pós-Graduação Prática do Cuidado em Saúde celebra dez anos de atividades; 9 de dezembro

02 dezembro, 2021
09:06
Por
0
Evento

O Programa de Pós-Graduação Prática do Cuidado em Saúde (PPGPCS), do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), completa dez anos em 2021. A programação da festividade incluirá uma reunião de planejamento para os próximos anos do Programa e uma conferência com o coordenador de comunicação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e fiscal do Acordo Capes/Cofen, Neyson Pinheiro Freire. 

A conferência tem o objetivo de abordar as perspectivas da parceria estabelecida entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Cofen, que busca promover, de forma gratuita, a formação de enfermeiros com vínculo empregatício nas redes de saúde municipal, estadual, federal e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo é financiado pelo Cofen. 

O evento celebra as conquistas e as contribuições do Programa ao longo da década para a comunidade científica e para a sociedade e também discute futuras contribuições que o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de inovação podem ocasionar.

PPGPCS/UFPR

O Programa de Pós Graduação Prática do Cuidado em Saúde é composto por um mestrado profissional stricto sensu. Ele foi criado em 2011, com o nome de Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional (PPGENFMP), com o objetivo de oferecer oportunidades para enfermeiros que atuam na prática profissional nos espaços de ensino, assistência, gerência e pesquisa, para se qualificarem e desenvolverem estudos caracterizados como projetos de intervenção ou de inovação tecnológica, e que repercutem na qualidade da atenção à saúde, atendendo às demandas da população. 

A primeira turma do Programa foi formada por cinco mestrandos e obteve nota 4 no conceito da Capes. A nota se manteve a mesma durante os dez anos do Programa, mas as turmas foram aumentando gradativamente, tendo formado 112 mestres ao longo da década e contribuído para a meta da Capes de formar enfermeiros da Amazônia Legal, com a turma fora de sede, no estado de Rondônia. 

A produção do Programa coleciona prêmios da área de Enfermagem, entre eles: 1º lugar do Prêmio Tecnologia, Pesquisa, Cuidado e Cidadania em 2019 do Cofen; Inovação, êxito e relevância para Enfermagem e para o SUS da Organização Panamericana da Saúde (OPAS); e Iniciativa Nursing Now Brasil do Cofen e Centro colaborador da OPAS/OMS.

O PPGPCS tem como proposta produzir conhecimento relevante e inovador para a prática profissional dos pós-graduandos. Dessa forma, os resultados alcançados representam um retorno nas práticas profissionais de atenção à saúde, para o ensino e para a população na promoção da saúde e proteção da vida, o que contribui para o fortalecimento do SUS).

A área de concentração do Programa é a Prática Profissional de Enfermagem e tem como linhas de pesquisa: Políticas e Práticas de Educação, Saúde, Enfermagem; Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem; Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Saúde e Enfermagem.

PPGPCS celebra dez anos de atividades

Data: 9 de dezembro

Horário: 9h às 11h30

Local: Campus Botânico – Bloco Didático 2 (Enfermagem) – Sala 07

Por Letícia Barbosa Ribeiro

Sob orientação de Jéssica Tokarski

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]