Com o objetivo de refletir sobre o avanço feminino nas ciências exatas, especialmente nas Engenharias, o Departamento de Engenharia Elétrica (Delt) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveu o evento online de extensão “Ascensão das Mulheres na Engenharia”. As atividades foram registradas em um vídeo do Youtube, que pode ser visto clicando aqui.
O evento teve a participação das professoras Michele Rigon Spier, do Departamento de Engenharia Química da UFPR, e Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Michele é responsável, entre outros projetos, pelo desenvolvimento de filmes biodegradáveis como alternativa ao uso de sacolas plásticas. Linnyer trabalha na UEM, mas já participou de atividades em parceria com o Delt e com a equipe do Group of Integrated Circuits and Systems (Gics). Ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica, o Gics atua na pesquisa e desenvolvimento de sistemas e circuitos integrados.
Durante a conversa, as professoras compartilharam os obstáculos enfrentados ao longo da carreira acadêmica como mulheres e professoras. Entre os destaques estão apresentações sobre o ingresso de mulheres na carreira acadêmica. Através do empoderamento feminino, as pesquisadoras abordaram a importância de superar desafios nos cursos de Exatas, majoritariamente ocupados por homens.
O evento online pode ser assistido no vídeo abaixo:
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]