Ciclo “Ciência Política em Movimento” 2020-2021 abre com debate sobre impacto da área no Brasil — 30/9, às 18h

25 setembro, 2020
19:08
Por edhomologa1

Entender as mudanças por que passa a Ciência Política brasileira é o objetivo do ciclo de debates “Ciência Política em Movimento”, promovido por pesquisadores das universidades estaduais de Campinas (Unicamp) e do Rio de Janeiro (Uerj), e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na live de abertura do ciclo, que será transmitida no próximo dia 30 (quarta-feira), às 18 horas, os debatedores falarão da influência das manifestações dessa área de conhecimento sobre os processos decisórios no Brasil.

A transmissão será pelo canal do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp no YouTube.

Os participantes serão os professores Luciana Tatagiba e Frederico Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp; Luiz Augusto Campos, do Observatório das Ciências Sociais (OCS) da Uerj; e Adriano Codato, do Laboratório de análise do Campo Científico (LaCC) da UFPR.

Em movimento

Com 12 encontros previstos, o ciclo de debates é um esforço de cientistas políticos em compreender e dirigir as mudanças pelas quais está passando.

Entre as mudanças destacadas no ciclo para a Ciência Política brasileira, estão o aparente limite das explicações que essa área de conhecimento pode dar frente a um cenário cada vez mais fragmentado na América Latina e as exigências da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil.

Outro aspecto diz respeito a dinâmicas internas, como a expansão dos estudos para subáreas e a pressão por mais diversidade de pontos de vista. Um questionamento é sobre o quanto o campo tem se empenhado em promover ambiente mais igualitário.

SERVIÇO
Live de abertura do ciclo de debates “Ciência Política em Movimento” 2020-2021
Quando: 30/9, a partir das 18 horas
Onde: canal do IFCH/Unicamp no YouTube

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]