O Projeto “Sextas na Pós: conversas com professores (as)”, parceria entre os Programas de Pós-Graduação de Educação e de Letras da Universidade Federal do Paraná, apresenta o tema “Vãgfy kanhró: conexões entre arte, educação e povos indígenas”, no dia 16 de junho, com transmissão ao vivo, pelo YouTube, das 16h às 18 horas.
Integrando a linha de pesquisa “Linguagem, corpo e estética na educação”, o trabalho é de autoria da doutoranda em Educação Flávia Gisele Nascimento, sob orientação e mediação da professora Claudia Madruga Cunha, do setor de Artes, Comunicação e Design.
A pesquisa remete a vários questionamentos relacionados com a forma e o método tradicional dos estudos da história nas escolas, principalmente no que diz respeito aos povos indígenas. Tais perguntas reverberam com a teoria da escritora nigeriana Chimamanda Adichie (2019), o perigo da história única, do qual surge o interesse em ampliar a discussão em uma pesquisa de doutorado.
Professora de uma universidade pública formadora de futuros professores em Arte, Flávia Nascimento traz uma nova perspectiva de reconhecimento e valorização com a ancestralidade das artes, culturas e história dos povos originários, ao mapear as alianças afetivas feitas com escritores indígenas e não-indígenas, donde se faz necessário resgatar conceitos como rizoma e coma colonial.
Não é preciso fazer inscrição. Haverá certificação para os participantes que estiverem em modo síncrono.
Serviço:
Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”
Tema: Vãgfy kanhró: conexões entre arte, educação e povos indígenas”
Data: 16 de junho de 2023
Horas: das 16h às18h
Transmissão: Canal do Programa de Pós-Graduação em Educação no YouTube – https://www.youtube.com/live/GMmX9tN5b3g?feature=share
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]