Aberto prazo para submissão de trabalhos ao XIII Congresso Internacional da Abralin

31 maio, 2023
09:54
Por Jéssica Tokarski
0
Evento

Está aberto, até o dia 19 de junho, o prazo para inscrever trabalhos no conjunto de simpósios do XIII Congresso Internacional da Abralin, evento promovido pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e com apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL/UFPR).

As inscrições para participantes que farão apresentações e participantes de mesas-redondas, simpósios e pôsteres iniciam em 20 de julho e, para ouvintes, em 21 de agosto. O Congresso acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2023, na UFPR.

Nesta edição, que retorna à modalidade presencial, o evento tratará das interfaces entre a linguística e outras áreas do conhecimento. Serão abordadas interfaces já consolidadas – como a interface com patologias de fala – e interfaces novas – como as que tratam do ensino de português como língua adicional -, que surgem a partir de perspectivas complementares sobre um mesmo objeto.

A mesa de abertura do congresso, no dia 30 de outubro, promoverá o diálogo entre os professores Richard Larson, da Stony Brook University, e João Costa, linguista da Universidade Nova de Lisboa e atual Ministro da Educação de Portugal. Eles tratarão das ações que promovem há anos em seus países para integrar as duas áreas. A divulgação da programação completa será realizada até o dia 15 de setembro.

XXV Instituto da Abralin

Na semana anterior ao congresso, entre os dias 23 e 27 de outubro, ocorrem os minicursos do XXV Instituto da Abralin, que serão presenciais também na UFPR. Cada curso terá a duração de 15 horas, sendo duas horas de aula diárias e mais uma hora de leitura por dia.

Durante este evento, o PPGL – UFPR promove o minicurso “Ensino de língua(s) como ciência na Educação Básica”, ministrado pelo professor Richard Larson e por Sandra Quarezemin, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Voltado a professores da Educação Básica, o curso focaliza a relação entre o ensino de línguas, a gramática e o fazer científico. As inscrições com valor promocional estão abertas até o dia 20 de agosto de 2023.

Entre os ministrantes dos cursos desta edição, além de Richard Larson, estão Dominique Maingueneau, professor da Universidade de Paris IV Paris-Sorbonne; Donna Erickson, professora na Sophia University e na Kanazawa Medical University; e Sherman Wilcox, professor emérito da University of New Mexico.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]