Abertas inscrições para o Agrohackathon 2023

11 julho, 2023
17:07
Por Simone Meirelles
0
Agrárias
Foto oficial do Agrohackathon 2022

As inscrições para o Agrohackathon 2023 iniciam nesta quarta-feira (12/07) e prosseguem até 20 de agosto, no portal www.agrohackathon.com.br. A quarta edição do maior evento de tecnologia em ciências agrárias do Paraná reunirá estudantes e profissionais em busca de soluções inovadoras para o agronegócio. Os participantes vão disputar premiações que incluem aparelhos de celular e notebooks. O Agrohackathon será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, em encontros simultâneos em Curitiba, Pato Branco, Assis Chateaubriand e Ibiporã. Os vencedores regionais (1º e 2º colocados) participarão da etapa final em Curitiba, no dia 22 de setembro.

Os competidores formarão equipes multidisciplinares, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, escolas técnicas e agrícolas, e profissionais do mercado. Terão como meta desenvolver projetos com soluções tecnológicas voltadas aos produtores rurais e demais elos da cadeia de produção do agronegócio, a partir do tema Monitoramento da Propriedade Rural.

“O Agrohackathon teve início em 2018, sempre com o objetivo de incentivar a atitude empreendedora dos estudantes. O evento abre novas perspectivas aos participantes, incentivando os futuros e atuais profissionais a se preparar para identificar problemas e desenvolver ideias, criando soluções que gerem valor ao seu setor de trabalho e à sociedade”, afirma o professor Gilson Martins, do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (CEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O número de participantes deve superar a marca de 160 inscritos, alcançado no evento de 2022. A expectativa é que todos sejam guiados por esse espírito de inovação, encontrando soluções arrojadas, ao mesmo tempo em que vivenciam uma experiência transformadora de construção coletiva”, enfatiza.

Realizadores e apoiadores – Iniciativa do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (CEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento é realizado de forma conjunta com o Sistema Faep/Senar-PR, Agrociência Cooperativa e Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), e com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Também conta com o apoio da Central Sicredi PR/SP/RJ, da seguradora BB Seguros, do Banco do Brasil, do BoxGroup Cibersegurança e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), por meio do Programa Euroclima +. 

Inovação – “Estamos entusiasmados com a possibilidade dos participantes desse mutirão da tecnologia encontrarem soluções para os gargalos do agronegócio. O investimento em inovação tem sido nosso caminho nas últimas décadas. Por isso, sempre vamos apoiar uma iniciativa que tem essa missão em seu DNA”, pontua Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, entidade co-realizadora da iniciativa.

Desde a primeira edição, a entidade tem contribuído para mobilizar possíveis apoiadores do Agrohackathon no entorno das cidades-sede. Além disso, a organização envolveu sindicatos rurais e suas regionais para promover o engajamento dos estudantes com as novas tecnologias. “Esse evento é uma oportunidade para que ideias virem negócios e novas possibilidades aos jovens do Paraná. Por isso temos mobilizado esforços no sentido de engajar mais participantes”, enfatiza a gerente do Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/ SENAR-PR, Ieda Donada.

Referência – Na opinião do professor Roberto Cândido, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), o Agrohackathon cresce a cada ano porque cumpre a missão de gerar oportunidades aos estudantes e profissionais. “O evento promove nos participantes a busca por uma compreensão empreendedora para a resolução de problemas que afetam o setor agropecuário”, analisa. “Nos estudantes, amplia a percepção de que podem atuar de forma diferenciada no mercado de trabalho, como profissionais ou empreendedores”, completa. Outro aspecto a ser destacado, afirma o professor, é a união de esforços entre duas universidades federais do Paraná e instituições representativas do Estado e país. “Essa atuação conjunta fortalece o Agrohackathon e o posiciona como um evento de desenvolvimento tecnológico de referência no Paraná.”

Oportunidades – Para o presidente da Agrociência Cooperativa, Murilo Radloff Barghouthi, o Agrohackathon promove uma aproximação das universidades e escolas técnicas com o mercado de trabalho no setor agropecuário. “Um dos propósitos essenciais da cooperativa é integrar estudantes e profissionais para criar oportunidades por meio do empreendedorismo. Há uma sinergia de objetivos com o evento, e por isso estamos atuando em parceria para a sua realização, visando desenvolver ideias e projetos inovadores”, conclui.  

Mais informações –

O que é um Hackathon? Hackathon é uma palavra inglesa, formada pelos vocábulos to hack (fatiar, quebrar, alterar ou ter acesso a um arquivo ou rede) e marathon (maratona). Trata-se de um evento no qual os participantes se reúnem a fim de discutir novas ideias e desenvolver projetos inovadores. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados e os seus desenvolvedores.

Inscrições para o Agrohackathon 2023 – de 12 de julho a 20 de agosto, por meio do portal www.agrohackathon.com.br.]

(por Assessoria de Comunicação)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]