Imagem Padrão

Evento marca encerramento da edição 2022 do Programa de Formação em Matemática Olímpica

19 outubro, 2022
09:56
Por
Extensão e Cultura

Cerca de 250 pessoas – entre professores, alunos e familiares – participaram, no último sábado (15), do encerramento da edição 2022 do Programa de Formação em Matemática Olímpica (POTI/TOPMAT). O programa, mantido pelo Departamento de Matemática da UFPR, oferece aulas e outras atividades gratuitas com o objetivo de preparar estudantes para as Olimpíadas de Matemática.

Este ano, as aulas começaram em março, com a participação de 220 alunos, aprovados em uma seleção da qual participaram cerca de 500 interessados. “É muito gratificante ver o interesse dos estudantes pelo programa, que aumenta a cada ano”, diz o coordenador geral do POTI/TOPMAT na UFPR, professor José Carlos Corrêa Eidam.

Fotos: Divulgação POTI/TOPMAT

Ele lembrou que esta foi uma edição especial do programa, por causa da retomada das aulas presenciais, depois de dois anos de atividades remotas em razão da pandemia. O POTI/TOPMAT começou na UFPR em 2016 e divide os alunos em três níveis: Nível 1 (com alunos que estão cursando o 6º ou o 7ºano), Nível 2 (alunos do 8º e 9º anos) e Nível 3 (para alunos do ensino médio).

As aulas são ministradas por alunos de graduação (principalmente de Matemática) e de pós-graduação da UFPR e utiliza material didático produzido e revisado pelos professores do programa. A ideia é que as aulas sejam menos expositivas e mais práticas, levando o aluno a resolver problemas matemáticos curiosos e instigantes, pensando em Matemática de uma forma diferente da que está acostumado na escola.

Também são desenvolvidas atividades alternativas, como seminários e jogos. Por exemplo, a Maratona Matemática e a Caça ao Tesouro, competições em que os alunos podem se divertir através de desafios matemáticos.

Mais informações sobre o POTI/TOPMAT aqui

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]