Imagem Padrão

Zuenir Ventura marca presença na abertura da XII Feira do Livro da UFPR

17 setembro, 2014
12:00
Por
Extensão e Cultura

escritor Zuenir Ventura. Foto: Ana Assunção

Ocorreu na noite desta segunda-feira (16/09) a cerimônia de abertura da “XII Feira do Livro da Editora da UFPR” e “33ª Semana Literária do Sesc”. Estiveram presentes o Secretário de Estado de Cultura, Paulino Viapiana, o presidente da Federação de Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana e, representando a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deise Picanço. O encontro seguiu com uma conversa com o jornalista e escritor Zuenir Ventura, que falou sobre seus trabalhos abordando o tema da violência. O evento permanece aberto ao público até o dia 20 de setembro, em frente ao Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, das 10 às 20 horas. Confira programação completa no site do evento clicando aqui.

Violência e Brasil

Zuenir Ventura encerrou a cerimônia com a palestra “Um país partido?” mediada por por José Carlos Fernandes. Autor de obras como Cidade Partida e O ano que não terminou, o jornalista falou sobre suas experiências profissionais com o tema da violência e sobre o papel da educação como uma saída para o problema.

Feira do Livro na Praça Santos Andrade. Foto: Ana Assunção

Durante a conversa Ventura falou sobre a obra Cidade Partida, escrita a partir de investigação jornalística motivada pela chacina de Vigário Geral, quando 21 pessoas foram mortas por policiais militares. O jornalista passou a frequentar o local e conviver com pessoas que se tornariam personagens de seu livro.

“A convivência com as pessoas da comunidade fez eu me deparar com diversos preconceitos que nós carregamos sobre as favelas, muitos deles produzidos pela própria imprensa”, apontou o jornalista. Ventura também falou sobre a dinâmica de criminalização dos bairros empobrecidos “a ideia de que ali é uma fábrica de violência” e como conheceu pessoas que tendo a mesma origem acabaram seguindo rumos diferentes, como um dos chefes do tráfico de Vigário Geral e um sociólogo que haviam sido amigos de infância e estudado na mesma escola.

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]