ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento de Iniciação Científica da UFPR comemora 20 anos

Evinci apresentou cerca de 16.500 trabalhos em 20 anos
Evinci apresentou cerca de 16.500 trabalhos em 20 anos

Os 20 anos do Evento de Iniciação Científica, o Evinci,  foram comemorados nesta semana na UFPR, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe).  Momento em que os estudantes apresentam resultados de trabalho e trocam experiências, o Evinci está consolidado no calendário da instituição. “Ao longo desses anos, foram apresentados cerca de 16.500 trabalhos. E 15% dos nossos alunos de pós-graduação são ex-bolsistas ou voluntários de iniciação científica, isso demonstra que existe um impacto dos programas de iniciação científica e tecnológica na pós-graduação”, observa a professora Maria de Fátima Mantovani, coordenadora de Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR.

Professora Maria de Fátima Mantovani
Professora Maria de Fátima Mantovani

Os números também mostram que a atividade é valorizada. Para este ano,  a UFPR conta com 911 bolsas na área, sendo 418 bolsas de Iniciação Científica do CNPq, 180 da Fundação Araucária e 240 da própria Universidade. A novidade é a oferta de 63 bolsas da Capes para o programa Jovens Talentos para a Ciência, que contempla alunos de graduação já a partir do primeiro semestre do curso.

Na manhã desta quinta-feira (04), o Evinci promoveu uma conferência com a professora Lucimar Batista de Almeida, coordenadora de  programas acadêmicos do CNPq. Ela falou sobre  “Evolução da Iniciação Científica no Brasil e Perspectivas Futuras”, mostrando que as bolsas de Iniciação Científica foram criadas juntamente com o CNPq, em 1951, e desde então têm evoluído para abranger mais estudantes de diversas formas.  Hoje são distribuídas pela instituição cerca de 31 mil bolsas de Iniciação Científica, em duas modalidades – Pibic e Balcão (por demanda).  Em 2010, o CNPq criou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) – Ensino Médio, para incentivar a pesquisa científica precoce, entre alunos que ainda não entraram na universidade.

Na opinião da professora Lucimar, a iniciação científica enriquece o aluno, propicia a colocação precoce no mercado de trabalho e desperta o interesse pela pesquisa e pela carreira acadêmica. Também permite a integração entre o mundo científico e as atividades práticas da profissão, desenvolvendo no bolsistas competências diferenciadas em relação aos demais estudantes.

AVALIAÇÃO DA SIEPE

A qualidade dos trabalhos e a boa organização do Evinci e da Siepe foram destacadas pelos avaliadores externos do CNPq, Edinei Koester, da UFRGS  e Brígido Vizeu Camargo, da UFSC. “A Semana cumpre o que se espera de um evento deste nível”, afirmou Koester. Já Camargo destacou  a efetividade da Semana, que propicia a articulação entre a graduação e a pós-graduação.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...