A Universidade Federal do Paraná promoveu, entre os dias 17 e 19 de junho, o III Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e em Computação (SLEC), com o tema “Ciências Exatas e Computação: os desafios em tempos de modernidade”. O evento foi organizado pelo Campus Avançado de Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM), representado pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Os 110 inscritos do III SLEC submeteram 49 trabalhos, sendo 34 resumos expandidos e 15 artigos completos, apresentados em sessões de pôsteres ou orais.
A solenidade de abertura teve a presença do pró-reitor de Graduação da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra; do diretor do Campus Pontal do Paraná, Talal Suleiman Mahmoud; do professor Carlos Roberto Beleti Junior, representante do Campus Jandaia do Sul; do professor Arthur William de Brito Bergold, representante do Setor Palotina; e do professor Guilherme Sippel Machado, representante do Campus Pontal do Paraná e coordenador geral do evento.
A professora Maria Madselva Ferreira Feiges, consultora do Ministério da Educação, proferiu a palestra de abertura com o tema “Desafios do trabalho docente em tempos de modernidade”. O evento contou ainda com quatro minicursos, apresentação do Coral Vozes do Mar de Pontal do Paraná e apresentação teatral do Grupo Alquimia, da UNESP de Araraquara.
Livro de artigos do II SLEC
Durante o III SLEC, houve também o lançamento do livro “Tecnologias digitais e o Ensino de Ciências na Sociedade Contemporânea”. A obra é organizada por Eliana Santana Lisbôa e Valdir Rosa, professores do Departamento de Sociais e Humanas (DSH) do Setor Palotina da UFPR.
O livro é um compêndio dos melhores artigos do II SLEC, realizado em Palotina em 2018. Os textos apontam perspectivas teóricas e práticas sobre a utilização das tecnologias digitais para fins educativos. A publicação teve o apoio do DSH e da Prograd.
Os organizadores dividiram os artigos em dois grandes temas: as questões de cunho social e o processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com os organizadores do livro, há a expectativa que os textos contribuam para a socialização de saberes e práticas docentes, considerando as aprendizagens formativas no campus universitário e as atividades desenvolvidas nas escolas de Educação Básica, nas diversas áreas de formação docente.
O livro está disponível em formato e-book .
Veja outras fotos do III SLEC no site do evento.
Por João Cubas, com supervisão de Aline França.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]