Estudantes ganham nova quadra poliesportiva no Setor de Ciências Agrárias

05 julho, 2016
12:32
Por
0
Extensão e Cultura
Nova quadra do Setor de Ciências Agrárias (fotos Samira C. Neves)

Nova quadra do Setor de Ciências Agrárias (fotos Samira C. Neves)

Os estudantes, professores e técnicos administrativos do Setor de Ciências Agrárias da UFPR ganharam um espaço de convivência renovado. Na última sexta-feira (01/07), foi inaugurada a reforma da quadra de esportes do campus, localizado na rua dos Funcionários. Na verdade, tudo é novo na quadra poliesportiva, seguindo padrões técnicos e de segurança das federações de esportes para prática de futsal, vôlei e basquete. A inauguração contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, do diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, do vice-diretor do setor, Nivaldo Rizzi, do superintendente de Infraestrutura da UFPR, Álvaro Pereira de Souza, de professores e estudantes.

“Essa obra era urgente, pois a quadra anterior tinha 40 anos e colocava em risco os estudantes que a utilizavam”, diz o professor Nivaldo Rizzi, vice-diretor do setor e coordenador da obra de reforma. Foram investidos R$ 202 mil, incluindo iluminação de LED para uso noturno, alambrado de seis metros de altura em torno da quadra, pavimentação de acesso e manta asfáltica resistente a trincas. “Estamos entregando um espaço de alta qualidade”, garantiu Álvaro de Souza. Os recursos para a obra vieram de arrecadação própria do Setor de Ciências Agrárias.

Amadeu Bona Filho, Álvaro Pereira, Zaki Akel Sobrinho e Nivaldo Rizzi descerram a placa comemorativa

Amadeu Bona Filho, Álvaro Pereira, Zaki Akel Sobrinho e Nivaldo Rizzi descerram a placa comemorativa

A nova quadra será gerenciada pelos Centros Acadêmicos, para uso exclusivo da comunidade universitária. O presidente do centro acadêmico de Agronomia, Helder Bertholo, lembrou que além de aulas de qualidade e bons laboratórios, a universidade se faz também com o contato entre alunos, técnicos e professores. “Essas amizades são um legado que se leva do período na instituição”, observou. Os estudantes do setor realizam todo semestre um campeonato de futebol, o “Agrarião”, que agora será no novo espaço.

O diretor do setor, professor Amadeu Bona Filho, observou que o esporte coletivo contribui para a formação da cidadania, “por isso, valorizamos esses espaços de convivência”. O reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou que em um ano difícil, com cortes orçamentários, o apoio dos setores é fundamental para continuar avançando em obras para a comunidade.

Alnos do setor fizeram o primeiro jogo na nova quadra em seguida à inauguração

Alunos do setor fizeram o primeiro jogo na nova quadra em seguida à inauguração

A quadra poliesportiva integra um projeto maior, o de uma praça de convivência no coração do campus. Está prevista também a construção de uma nova cantina ao lado da quadra.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]