logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento do CEM reúne estudantes e oceanógrafos de todo o Brasil

Participantes da XXVI Semana Nacional de Oceanografia.Foto:Arquivo CEM

Educação Ambiental também é Oceanografia; Origem e Evolução dos Tubarões; Desenho Científico; e Fotografia Científica. Com essas quatro oficinas, que iniciam nesta segunda-feira (29) e prosseguem até amanhã (30), o Centro de Estudos do Mar abre a programação da XVI Semana Nacional de Oceanografia, em Guaratuba (Av.Visconde do Rio Branco, 650).

Evolução dos tubarões é tema de oficina.Foto: Reprodução.

Gisele Costa Fredo, oceanógrafa da FURG, será a facilitadora da primeira oficina (Educação Ambiental); Victor Pauliv, doutorando em Geociências pela UFPR, coordenará as atividades da oficina 2 (Origem dos tubarões); João Bosco Junior, doutorando em Desenvolvimento Costeiros na UFPR, conduzira as discussões da oficina sobre Desenho Científico; e João Bosco Junior, professor de Biologia da USP, desenvolverá a temática Fotografia Científica.

Novos Mares

Participam deste evento, que prossegue até o próximo sábado (4) e que tem como tema “Comunicação e Integração, é preciso navegar por esses mares”, estudantes, docentes e pesquisadores de diversos estados brasileiros. O objetivo do Centro de Estudos do Mar (CEM), organizador da Semana, é instigar os integrantes da comunidade de oceanógrafos e profissionais da área a trocar informações/opiniões sobre a atualidade e sugerir mudanças para o futuro da oceanografia no Brasil e no mundo. A ideia é que “todos saiam da zona de conforto e almejem novos mares”, ressaltam alunos e docentes do CEM.

CEM, em Pontal do Sul.Foto: ACS.

Além das oficinas, integra também a programação da Semana Nacional de Oceanografia, minicursos, workshops, palestras, rodas de discussão, apresentação de cases e de painéis, concurso de fotografa e gincana desportiva. Participam dessas atividades integrantes da comunidade universitária de vários cursos – física, química, biologia, geologia e ciências ambientais, em suas vertentes sociais e/ou empreendedoras.A íntegra da programação da XVI Semana Nacional de Oceanografia pode ser visualizada em http://www.sno2014.com.br/conteudo/programacao

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...